Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Marcus Vinícius Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-05T14:56:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-05T14:56:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Nascimento, Marcus Vinícius Alves.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560543 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O acesso crescente à rede mundial de computadores mudou a forma de as pessoas se comunicarem. Todavia, o ensino formal nas escolas continua tradicionalmente baseado numa aprendizagem passiva. Com isso, passa a haver um aprendizado superficial, no qual alunos são treinados para perguntas e respostas, mas as habilidades de aprender e pensar muitas vezes não são atingidas. O presente trabalho mostra o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA), a partir de um site, construído com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM), de Richard Mayer, para a aplicação da técnica denominada “Ação da roda”, desenvolvida por David Blades. Essa técnica foi usada no presente trabalho, na resolução de questões de Biologia, do Enem, envolvendo análise e interpretação de gráficos. A avaliação quantitativa da aprendizagem dos alunos, por meio de pré e pós-testes padronizados, mostrou que aqueles que aprenderam a técnica e usaram o OA obtiveram melhores resultados do que aqueles que não aprenderam, nem usaram o OA. A análise dos resultados qualitativos, obtidos por meio de comentários recebidos dos alunos por meio do site, mostrou que eles podem usar a técnica “Ação da roda” na resolução de problemas diversos e que ela pode contribuir para melhorar a habilidade de pensar e aprender. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 172kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA “AÇÃO RODA” NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Nascimento, Marcus Vinícius Alves.pdf | 172,24 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560543/2/Nascimento, Marcus Vinícius Alves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons