Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-05T12:30:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-05T12:30:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Gabriel - Mendes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560483 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo principal desta dissertação é discutir novas formas de apropriação do conhecimento histórico através das ferramentas existentes no mundo virtual. Desta forma, cabe pontuar, a importância das discussões existentes no cerne acadêmico, no que diz respeito à História Digital, e principalmente, com relação a novos espaços de construção do conhecimento histórico, tais como propostos pelos estudos no viés da História Pública. Nesse aspecto, a construção do canal “Outra História” no Youtube é fruto desta vontade de articular a produção acadêmica por meio de uma linguagem que dialogue de forma mais direta com as novas gerações. Diante disto, uma dificuldade encontrada por estes nativos digitais é o acesso a ferramentas de pesquisas mais precisas que proporcionem a estes indivíduos contato com a produção de informações rigorosa, criteriosa e factual. No momento que conceitos como fakenewse pós-verdade são tão recorrentes, a utilização da própria internet como antídoto a veiculação de tais concepções me parece um caminho promissor e eficaz. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,69 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória - Ensino de História - Ensino de História; História Digital, História Pública, Pós-verdade, Fake News. Youtube. | pt_BR |
Título: dc.title | Canal “Outra História”: o uso do Youtube como ferramenta pedagógica para o ensino de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Gabriel - Mendes.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560483/1/Dissertação - Gabriel - Mendes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: