Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBaptista, Alessandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-05T11:58:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-05T11:58:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Alessandro - Baptistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560463-
Resumo: dc.description.abstractBAPTISTA, Alessandro Cesar dos Santos. Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. O presente trabalho se propõe a pensar sobre as possibilidades de utilização da história do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) na prática do ensino de História. Tal proposta tem como objetivo fazer com que os alunos e alunas do Iserj possam conhecer a história da instituição, identificando-se como parte integrante dela, construindo laços de pertencimento necessários à sua preservação, valorização e defesa. Buscando alcançar esses objetivos, a pesquisa se desenvolve no intuito de conhecer o histórico de sua sede atual, fundada em 1930, expressando uma concepção de educação, a Escola Nova, e um movimento artístico, o Neocolonial; e delinear as identidades discentes através dos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). Por fim, como produto pedagógico, propõe-se a confecção de uma Caixa de Oficinas, onde estão reunidas as oficinas sugeridas a partir do levantamento de fontes realizado para esta Dissertação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,37 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória - Ensino de História - Ensino de História; Identidades; Iserj; Periódicos Estudantis.pt_BR
Título: dc.titleEntre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos