Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Fábio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-04T12:08:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-04T12:08:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Fábio - Lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560403 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo demonstrar possibilidades de utilização da história local como meio de promoção do ensino de História na educação básica. Para isso, escolhi como objeto de estudo a cidade de Mesquita, localizada na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, onde trabalho como professor da disciplina História nos anos finais do ensino fundamental. Para ensinar a história da Baixada Fluminense, tendo como foco a história da cidade de Mesquita – RJ, procurei desenvolver atividades multidisciplinares compostas por três oficinas pedagógicas. A primeira oficina conta com a utilização da ferramenta Google Street View, criada pela empresa norte-americana Google. A segunda tem um caráter lúdico, sendo composta por um jogo da memória com regras próprias. A terceira tem a característica da utilização de documentos em sala de aula na forma de arquivos simulados. Todas as oficinas foram confeccionas durante o ano de 2018 com a participação dos meus alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória - Ensino de História - Historia local; Novas tecnologias; Jogos educativos; Arquivos simulados; Protagonismo estudantil | pt_BR |
Título: dc.title | Mesquita – RJ em foco: a história da Baixada Fluminense e as relações identitárias na educação básica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Fábio - Lima.pdf | 14,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560403/1/Dissertação - Fábio - Lima.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: