CADERNO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ANGELA RAFAEL DE SOUSA-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, ELISANDRA FILETTI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-29T20:03:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-29T20:03:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-29-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO:UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560203-
Resumo: dc.description.abstractO projeto de pesquisa e a elaboração deste guia de sugestões didáticas surgiram devido a inquietações causadas com as divulgações dos baixos índices de desempenho dos estudantes brasileiros em leitura e compreensão, fato comum entre estudantes goianos que dificulta o acesso ao ensino superior público federal uma vez que as instituições federais em Goiás empregam o SISU como critério de seleção dos seus estudantes. Logo, possuir boas habilidades de leitura e compreensão textual é fundamental para garantir êxito em todas as áreas de conhecimento do ENEM, mas esse estudo dará ênfase a questões de leitura da avaliação de Linguagem, Código e Suas Tecnologias. Uma vez que não basta divulgar os resultados negativos do baixo desempenho dos estudantes no ENEM, principalmente, os de escola pública, mas deve-se buscar modos de tornar o ensino das habilidades de leitura mais produtivo, sem culpabilizar os protagonistas escolares, educadores ou estudantes. Assim, esse trabalho acadêmico elaborado após análise dos documentos oficiais como: LDB; OCEM; Matriz de Competências e habilidades do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e CR consiste em um caderno de atividades de leitura para estudantes do Ensino Médio a partir de itens do ENEM 2016 considerando a abordagem funcionalista de estudo da linguagem. E pretende contribuir com os educadores de Língua Portuguesa do Ensino Médio no processo de elaboração de sentidos nos diferentes textos que circulam socialmente, dentro e fora de sala de aula, pois cabe a escola preparar não apenas para avaliações externas como PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) ou ENEM, mas principalmente, formar para o exercício da cidadania plena.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent932.51pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDGpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINO.LEITURA.FUNCIONALISMOpt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLÍNGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons