Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ANGELA RAFAEL DE SOUSA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, ELISANDRA FILETTI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-29T20:03:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-29T20:03:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO:UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O projeto de pesquisa e a elaboração deste guia de sugestões didáticas surgiram devido a inquietações causadas com as divulgações dos baixos índices de desempenho dos estudantes brasileiros em leitura e compreensão, fato comum entre estudantes goianos que dificulta o acesso ao ensino superior público federal uma vez que as instituições federais em Goiás empregam o SISU como critério de seleção dos seus estudantes. Logo, possuir boas habilidades de leitura e compreensão textual é fundamental para garantir êxito em todas as áreas de conhecimento do ENEM, mas esse estudo dará ênfase a questões de leitura da avaliação de Linguagem, Código e Suas Tecnologias. Uma vez que não basta divulgar os resultados negativos do baixo desempenho dos estudantes no ENEM, principalmente, os de escola pública, mas deve-se buscar modos de tornar o ensino das habilidades de leitura mais produtivo, sem culpabilizar os protagonistas escolares, educadores ou estudantes. Assim, esse trabalho acadêmico elaborado após análise dos documentos oficiais como: LDB; OCEM; Matriz de Competências e habilidades do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e CR consiste em um caderno de atividades de leitura para estudantes do Ensino Médio a partir de itens do ENEM 2016 considerando a abordagem funcionalista de estudo da linguagem. E pretende contribuir com os educadores de Língua Portuguesa do Ensino Médio no processo de elaboração de sentidos nos diferentes textos que circulam socialmente, dentro e fora de sala de aula, pois cabe a escola preparar não apenas para avaliações externas como PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) ou ENEM, mas principalmente, formar para o exercício da cidadania plena. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 932.51 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDG | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO.LEITURA.FUNCIONALISMO | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | LÍNGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons