Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tomazini, Christiane de Lima Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-29T17:49:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-29T17:49:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | O SÍTIO HISTÓRICO DA PRAINHA DE VILA VELHA/ E.S EM DEBATE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560183 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Vinculado a linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), o presente trabalho aborda como objeto de pesquisa espaços específicos do Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha como possíveis símbolos da Cruz e da Espada impregnados a partir do processo de colonização do solo Espírito-Santense, bem como analisa-os enquanto patrimônio histórico-cultural e sujeitos a diversas transformações ao longo dos anos. A pesquisa é colaborativa e adota os pressupostos da abordagem qualitativa, numa perspectiva histórico-cultural e dialógica, subsidiando a produção de um material educativo no formato de e-book, elaborado juntamente com educadores da área de Ciências humanas, especificamente, aqueles que lecionam a disciplina de História em escolas da rede pública de Estadual . O interesse pela temática é proveniente de reflexões produzidas, ao longo do percurso formativo da pesquisadora, e pelas leituras que abordam a História do Espírito Santo, a construção da identidade nacional brasileira, bem como a problematização das questões concernentes a memória coletiva e a identidade social, aparentemente suprimidas em prol da construção de uma identidade nacional. Desenvolve ação de formação continuada com os educadores, em duplas de estudo, na biblioteca das instituições de ensino envolvidas na ação de formação, dialogando e analisando modificações em alguns patrimônios que simbolizam a Cruz e a Espada, localizados no Sítio histórico da Prainha de Vila Velha, e constituídos a partir da chamada colonização europeia. Enfatiza-se as modificações estruturais no patrimônio histórico-cultural da Igreja do Rosário ocorridos desde seus primórdios oriundos do período colonial brasileiro aos dias atuais, de maneira a desvelar possíveis apagões de uma memória local e originária dos povos préexistentes à chegada dos europeus e, assim, proporciona a elaboração de um itinerário formativo que valoriza a História local, a memória coletiva, a identidade social e evidencia a importância dos espaços não-formais como metodologias na (re) construção do saber e fazer histórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Arquivo PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História do Espírito Santo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | A cruz e a espada. "Símbolos no sítio histórico de Vila Velha.'' | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons