Um Estudo de Caso sobre a Gestão Escolar no Contexto dos Resultados de Matemática e Português do SPAECE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-26T16:52:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-26T16:52:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-22-
identificador: dc.identifier.otherE-book-Um-Estudo-de-Caso-sobre-a-Gestao-Escolar-no-Contexto-dos-Resultados-de-Matematica-e-Portugues-do-SPAECE-1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560085-
Resumo: dc.description.abstractO caso de gestão estudado discutiu a gestão para resultados em uma escola de ensino médio pertencente à rede pública do estado do Ceará, tendo como contexto o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE. Tal pesquisa justifica-se pela crescente expressividade das avaliações externas nas políticas de gerenciamento dos sistemas educacionais, a partir das quais emanam duas perspectivas que se entrelaçam no fazer didático: o binômio sucesso e fracasso escolares. Os objetivos definidos para este estudo foram analisar como a gestão tem se apropriado dos resultados do SPAECE, captando elementos que possam ser utilizados para a melhoria das práticas de gestão pedagógica e de resultados, visando contribuir para a elaboração de uma proposta de intervenção com o intuito de fomentar a aprendizagem significativa dos estudantes, tendo como questão norteadora o seguinte problema: de que forma ocorre a ação gestora em uma escola regular pertencente à Superintendência das Escolas de Fortaleza 1 (SEFOR 1) no contexto dos resultados do SPAECE? As discussões desenvolvidas basearam-se nos seguintes autores: Ball (2002; 2010), Vieira (2002; 2007; 2013); Vianna (2003; 2009), Franco (2004), Rosa et al (2006), Martins, Brocanelli (2010), Dalben (2010), Lück (2000, 2009), Luckesi (2011), Brooke, (2012), Monteiro e Mota (2013), Blasis et al (2014), Ikeshoji, Terçario, Ruiz (2015), Trojan e Corrêa (2015), Pinto e Santos (2016), Terrasêca (2016), a partir dos quais delineou-se a gestão para resultados no ambiente escolar caracterizando o papel do gestor enquanto força promotora da aprendizagem estudantil, pautada na prática colaborativa de monitoramento e avaliação do fazer escolar enquanto ferramenta para a construção de uma escola aprendente. Além disso, os autores contribuem para o delineamento do panorama da apropriação de resultados das avaliações externas enquanto processo pedagógico com vistas à qualidade educacional. Por meio de uma pesquisa qualitativa, como estudo de caso, verificou-se a interrelação entre a gestão, as avaliações externas, aqui representadas pelo SPAECE e, o sucesso da escola. O levantamento dos dados foi realizado in loco, por meio de observações na instituiçãoalvo da pesquisa. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada aos sujeitos do estudo, componentes do núcleo pedagógico: Gestora, Coordenadores Pedagógicos e Professores Coordenadores de Área de Linguagens e Códigos e, Matemática. Em razão dos resultados do estudo, concluiu-se que a gestão pedagógica da escola valida a avaliação externa enquanto mensurador da qualidade escolar, Resumo 2 embora desconheçam as publicações do SPAECE e careçam de reordenar as práticas de gestão para que a comunidade possa apropriar-se do planejamento estratégico da escola. Assim, o Plano de Ação Educacional (PAE) apresentado compreende ações que visem a favorecer a gestão participativa no contexto de utilização pedagógica dos resultados do SPAECE e o fortalecimento dos planejamentos enquanto espaçotempos de formação dos professores, dentre elas a formação de um grupo de estudos com foco nos resultados e planejamento estratégico da escola, estudos direcionados aos professores e, um marco festivo para apropriação dos resultados da escola. PALAVRAS-CHAVE: Apropriação de Resultados. Avaliação em Larga escala. Gestão para Resultados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,90MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortuguêspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSPAECEpt_BR
Título: dc.titleUm Estudo de Caso sobre a Gestão Escolar no Contexto dos Resultados de Matemática e Português do SPAECEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais