A CONSTRUÇÃO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE JOVENS E ADULTOS NO RIO DE JANEIRO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA (1960 até 2013).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Cacilda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-28T16:47:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-28T16:47:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Cacilda Fontes Cruz-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560077-
Resumo: dc.description.abstractCRUZ, Cacilda Fontes. A formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro: a memória do uso da tecnologia e a experiência da disciplina de História no Ceja Copacabana. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. 111 f. A dissertação tem como objetivo principal apresentar a memória da formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) dando destaque para o uso de tecnologias no sistema a partir das diferentes temporalidades. Estas escolas fazem parte da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. E são voltadas para jovens e adultos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e Médio. As discussões acerca de ensino de História, memória, visitas guiadas e abolição da escravidão foram articuladas nas análises tanto da dissertação quanto do produto que foi elaborado e acompanha o texto principal. A pesquisa apontou para a importância da realização de visitas guiadas direcionadas aos alunos do CEJA Copacabana tanto em relação ao Campo de Santana e seu entorno (2017) quanto a ida à exposição dos 130 Anos da Abolição da Escravatura promovida pelo Arquivo Nacional (2018) no centro da cidade do Rio de Janeiro. Os estudantes tiveram a oportunidade de (re) elaborar sua interpretação acerca de conteúdos históricos abordados nos Ensinos Fundamental e Médio de maneira crítica a partir da dinâmica proposta pelo setor educativo do Arquivo Nacional e devidamente registrada no produto elaborado.-
Tamanho: dc.format.extent1,79 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória - História - Centro de Estudos de Jovens e Adultos, CEJA Copacabana, Ensino de História, Memória e Tecnologia.-
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE JOVENS E ADULTOS NO RIO DE JANEIRO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA (1960 até 2013).-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos