Produto educacional da Dissertação (Mestrado) - O que nos ensina o campo: uma reflexão sobre a experiência do IFSul com Educação do Campo e o Movimento dos Agricultores Sem Terra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Charqueadaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBruno, Gabriel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorPorto Júnior, Manoel José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-25T14:27:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-25T14:27:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_PPC Agroecologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560044-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional foi elaborado com base no Projeto Pedagógico construído, apresentado e aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) no ano de 2013 para o curso técnico subseqüente em Agroecologia, que se desenvolveu no período de setembro de 2013 a dezembro de 2014 junto a sede do Centro de Educação Popular e Pesquisa Agroecológica (CEPPA), no interior do município de Candiota, na região da campanha do estado do Rio Grande do Sul (RS). O maior diferencial é que este PPC proposto é fruto da aplicação prática do original, sendo um produto obtido pelo filtro formado pelo grupo que o tornou realidade, os educadores, educandos e pessoal técnico-administrativo de apoio. Além desse filtro adicionamos ao produto nossas experiências e leituras posteriores na educação do campo realizadas no Instituto Educar, em Pontão-RS, onde o primeiro autor atua como professor visitante no curso superior de Agronomia com ênfase em Agroecologia, um convênio entre o referido instituto e a Universidade Federal da Fronteira Sul e o Instituto Federal Rio Grane do Sul – campus Sertão. Por fim, esperamos que o presente produto educacional, devidamente validado, sirva como guia para futuras incursões do IFSul na educação do campo e também como motivador de discussões e transformações na prática pedagógica dos campi do Instituto, e enfim, para que a experiência junto ao CEPPA não seja perdida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent682KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgropecuáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
Título: dc.titleProduto educacional da Dissertação (Mestrado) - O que nos ensina o campo: uma reflexão sobre a experiência do IFSul com Educação do Campo e o Movimento dos Agricultores Sem Terrapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons