Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alfaia, Amanda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sonza, Andréa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-20T18:16:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-20T18:16:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://glossariolibras.github.io/economia/index | - |
identificador: dc.identifier.other | "Glossário de sinais-termo da Economia" | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559943 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa surgiu a partir da percepção da pesquisadora em sua prática em sala de aula enquanto TILSP, pensando nas dificuldades no momento da interpretação, devido a falta de léxico especializado. Em decorrência disso, surgiu a reflexão sobre graduar o trabalho do TILSP, designando a este profissional o grau de especialista, aprimorar a formação, atuação e o ensino do TILSP. Dessa inquietação advém o problema de pesquisa desta investigação: se a elaboração e difusão de um produto educacional, no formato de um glossário em vídeo, que traduz conceitos e coleta e cria sinais-termo para termos pertinentes da Economia, contribuiria para desenvolver a competência tradutória do TILSP, tornando seu trabalho mais eficiente e eficaz. Desse problema surge o objetivo principal desta pesquisa: analisar se um glossário de sinais-termo da área da Economia contribui para desenvolver a CT do TILSP. Para isso, o método foi dividido em seis passos: seleção dos termos, a partir de uma perspectiva dialógica com TILSP atuantes na EPT e economistas; estudo dos conceitos com docente da Economia; coleta, criação, tradução e registro de sinais-termo com grupo focal interdisciplinar; criação da plataforma de acesso em parceria com webdesigner trabalhador da EPT Inclusiva; avaliação do glossário pelos pares; e por fim, possibilitar livre acesso ao conteúdo através da internet. Este trabalho resgata discussões importantes advindas de pesquisas brasileiras da área da Educação, Estudos Surdos, Linguística, Terminologia, Lexicologia, Estudos da Interpretação e Estudos da Tradução, que têm apontado para a grande demanda em neologismos e tradução para Libras, principalmente no contexto acadêmico. Desde a seleção dos termos, até o estudo dos conceitos e filmagem das traduções, esta investigação mostrou que a área da Economia carece de glossários terminológicos bilíngues em Libras/ Português, pois ainda se percebe o uso, de forma demasiada, de Português sinalizado nas interpretações, criação de sinais provisórios e a pouca difusão dos glossários já existentes. Após a avaliação pelos pares, chegamos à conclusão de que os TILSP ainda não usam glossários como principal ferramenta para buscar sinais específicos, porém consideram que esse tipo de recurso tem a função de ser um auxílio técnico para eles. Os dados colhidos na pesquisa também denotaram que a maioria dos TILSP já precisou traduzir algum dos termos do glossário, portanto contemplamos as necessidades práticas deste profissional. Por fim, destacamos que o glossário contribui para desenvolver a competência tradutória e auxilia na formação específica do TILSP e que este trabalho está desbravando uma área do conhecimento ainda pouco explorada pelo campo da tradução, terminologia e lexicologia em Libras. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | site | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sinal-termo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Glossário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Economia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competência Tradutória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação | pt_BR |
Título: dc.title | "Glossário de sinais-termo da Economia" | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de pesquisa orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: