Vamos cuidar do nosso córrego?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTrancoso, Flávia-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Kátia-
Autor(es): dc.contributor.authorSartori, Mariluza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-19T17:44:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-19T17:44:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
identificador: dc.identifier.otherVamos cuidar do nosso córrego?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559925-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação apresenta contribuições advindas de estudos realizados no campo da educação ambiental crítica. Trata-se da construção de conhecimentos sobre a realidade do Córrego Doutor Robson e o estabelecimento de novas atitudes e valores para com o ambiente. Para tanto, analisamos as narrativas produzidas no encontro com o corpo d‟água em estudo de modo a possibilitar a articulação entre os saberes humanos e os científicos com vistas ao reconhecimento dos saberes de resistências dos sujeitos. A investigação promoveu uma educação problematizadora, inspirada pela pedagogia Freireana, cujo objetivo foi compreender, de que maneira o Córrego Doutor Robson no diálogo com o Ensino em Humanidades e a Educação Ambiental crítica é capaz de reconhecer os saberes da relação cultura e natureza e resistências na pesquisa. A pesquisa se justifica pelo fato de proporcionar ao contexto escolar práticas pedagógicas que contemplem a apreensão dos conhecimentos, a partir da realidade vivencial dos atores escolares, priorizando o trabalho interdisciplinar na superação do parcelamento dos saberes, com vistas ao desenvolvimento da visão totalizadora para a leitura da realidade. Trata-se de uma metodologia de caráter qualitativo, do tipo intervenção participante, cuja produção dos dados ocorreu por meio da aplicação de entrevistas a moradores da comunidade, o desenvolvimento de círculos de cultura, roteiro de campo e uma aula de campo. Os dados foram abordados a partir de categorias e subcategorias de análise, utilizando-se como eixo a educação ambiental crítica. A pesquisa contou com a parceria das professoras das disciplinas de Biologia, História, Português e da comunidade do bairro Vista da Serra I, no processo de realização da investigação. A investigação revelou o protagonismo dos educandos, como resultado da adoção de metodologias dialógicas e problematizadoras, decorrentes de relações horizontais estabelecidas, as quais valorizaram a cooperação, a solidariedade e a união dos sujeitos, em favor de ações menos predatórias e mais solidárias com o corpo hídrico e com o ambiente, compreendido como contiguidade dos sujeitos, dos quais não se exclui.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,1 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeArquivo PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Freireanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCórrego Doutor Robsonpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formal.pt_BR
Título: dc.titleVamos cuidar do nosso córrego?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons