
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Trancoso, Flávia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Kátia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sartori, Mariluza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-19T17:44:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-19T17:44:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Vamos cuidar do nosso córrego? | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559925 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação apresenta contribuições advindas de estudos realizados no campo da educação ambiental crítica. Trata-se da construção de conhecimentos sobre a realidade do Córrego Doutor Robson e o estabelecimento de novas atitudes e valores para com o ambiente. Para tanto, analisamos as narrativas produzidas no encontro com o corpo d‟água em estudo de modo a possibilitar a articulação entre os saberes humanos e os científicos com vistas ao reconhecimento dos saberes de resistências dos sujeitos. A investigação promoveu uma educação problematizadora, inspirada pela pedagogia Freireana, cujo objetivo foi compreender, de que maneira o Córrego Doutor Robson no diálogo com o Ensino em Humanidades e a Educação Ambiental crítica é capaz de reconhecer os saberes da relação cultura e natureza e resistências na pesquisa. A pesquisa se justifica pelo fato de proporcionar ao contexto escolar práticas pedagógicas que contemplem a apreensão dos conhecimentos, a partir da realidade vivencial dos atores escolares, priorizando o trabalho interdisciplinar na superação do parcelamento dos saberes, com vistas ao desenvolvimento da visão totalizadora para a leitura da realidade. Trata-se de uma metodologia de caráter qualitativo, do tipo intervenção participante, cuja produção dos dados ocorreu por meio da aplicação de entrevistas a moradores da comunidade, o desenvolvimento de círculos de cultura, roteiro de campo e uma aula de campo. Os dados foram abordados a partir de categorias e subcategorias de análise, utilizando-se como eixo a educação ambiental crítica. A pesquisa contou com a parceria das professoras das disciplinas de Biologia, História, Português e da comunidade do bairro Vista da Serra I, no processo de realização da investigação. A investigação revelou o protagonismo dos educandos, como resultado da adoção de metodologias dialógicas e problematizadoras, decorrentes de relações horizontais estabelecidas, as quais valorizaram a cooperação, a solidariedade e a união dos sujeitos, em favor de ações menos predatórias e mais solidárias com o corpo hídrico e com o ambiente, compreendido como contiguidade dos sujeitos, dos quais não se exclui. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 11,1 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Arquivo PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental crítica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Freireana | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Córrego Doutor Robson | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não formal. | pt_BR |
| Título: dc.title | Vamos cuidar do nosso córrego? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Flávia Trancoso_Produto Educacional_Humanidades.pdf | 11,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559925/2/Flávia Trancoso_Produto Educacional_Humanidades.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons