Tecnologias digitais na educação infantil: formação continuada de professores para o uso dos instrumentos digitais no Ato Educativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorSofiatti, Fernanda-
Autor(es): dc.contributor.authorMaissiat, Jaqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-19T17:32:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-19T17:32:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-03-
identificador: dc.identifier.otherTecnologias digitais e educação infantil: formação continuada de professores para o uso dos instrumentos digitais no ato educativo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559891-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa busca refletir sobre a relação educação, tecnologias digitais e formação de professores. Tem por objeto de estudo os potenciais pedagógicos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na formação continuada de professores de Educação Infantil (EI), para o ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares relacionados à natureza e sociedade, presentes no campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações". O trabalho subdivide-se em dois momentos: investigação dos currículos da formação inicial do professor de EI do Espírito Santo (ES) em relação às TDICs. No primeiro momento realizou-se a análise da matriz curricular de 83 licenciaturas em Pedagogia no Estado levantadas pelo site do e-MEC, e buscou-se verificar se e como, a disciplina relacionada às tecnologias digitais está presente nessas graduações. No segundo momento, buscou-se verificar as contribuições e desafios que as TDICs oferecem no ensino dos conteúdos apontados, além do relacionamento do professor de EI com os instrumentos digitais, por meio de formação continuada de professores ofertada na modalidade a distância. Como produto educacional foi desenvolvido um e-book, formulado com material decorrente da formação. Adota como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, utilizando-se de autores com raízes histórico-cultural. Os resultados demonstram que a maioria dos cursos possui alguma disciplina referente às TDICs, com a carga horária variando entre 30h e 240h. Entretando, de forma geral, abordam o conteúdo relacionado a informática básica e não ao processo de ensino aprendizagem, direcionamento apurado em menos de 8% das disciplinas investigadas, evidenciando a necessidade de reflexões sobre o tema e de formações continuadas que promovam a alfabetização tecnológica docente. Verificamos também que o grupo de professores participantes da formação alcançou-se uma aprendizagem significativa dos conteúdos propostos, com a incorporação das TDICs ao processo de ensino na EI. Em relação aos educadores, verificamos que a formação contribuiu para que ocorresse a superação de grande parte do sentimento de despreparo inicial do grupo para lidar com as TDICs no ato educativo, transformando-se em um sentimento de segurança em utilizá-las.-
Tamanho: dc.format.extent11,1 Mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeArquivo PDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil.-
Título: dc.titleTecnologias digitais na educação infantil: formação continuada de professores para o uso dos instrumentos digitais no Ato Educativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de mestrado-
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