Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSP - Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jorge, Josiane de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pantoni, Rodrigo Palucci | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-20T17:12:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-20T17:12:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional. | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559858 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional diz respeito a uma formação continuada de professores desenvolvida a partir da pesquisa intitulada “Proposta para promoção da saúde mental discente no contexto da educação profissional e tecnológica”, no programa de mestrado ProfEPT. Com a pesquisa notou-se as constantes queixas discentes a respeito de questões emocionais e saúde psíquica, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, principalmente entre os alunos do Ensino Médio Integrado. A partir disso, desenvolvido um estudo para a promoção da saúde mental destes estudantes, no contexto do IFSP Câmpus Sertãozinho, a fim de fomentar informações e a construção de saberes acerca da temática no interior da escola. Com base nisso, foram elaborados três encontros para a formação continuada intitulada “Saúde mental discente e EPT: conhecer para atuar”, que foi ministrada inicialmente aos docentes do Ensino Médio Integrado e, posteriormente, expandido para todos os professores do câmpus. Este produto educacional teve como objetivo geral promover o conhecimento sobre a saúde mental dos alunos do Ensino Médio Integrado do IFSP Câmpus Sertãozinho, a fim de sensibilizar os docentes para as questões de saúde mental, construir saberes sobre a temática, dirimir preconceitos e estigmas, bem como promover a saúde mental destes estudantes; além de trabalhar a especificidade da EPT e sua relação com a saúde mental discente. Esta formação continuada, proposta e desenvolvida como produto educacional, demonstrou ser uma ação limitada, se concebida de forma isolada. É necessário o compromisso de toda a comunidade escolar com a promoção da saúde mental discente. Entende-se, portanto, que a saúde mental não é um fenômeno isolado; há determinações históricas e sociais para a saúde mental destes estudantes. Neste sentido, as propostas em contexto escolar devem se dar no sentido da práxis; para compreender a relação entre o particular e o geral; sujeito e sua realidade social e objetiva. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 502 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental Discente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | - |
Título: dc.title | Plano de Ensino de Formação de Docentes para Promoção da Saúde Mental dos Alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | Plano de Ensino da Formação Docente - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SAÚDE MENTAL DISCENTE E EPT: CONHECER PARA ATUAR | 501.46 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559858/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons