Plano de Ensino de Formação de Docentes para Promoção da Saúde Mental dos Alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSP - Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorJorge, Josiane de Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorPantoni, Rodrigo Palucci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-20T17:12:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-20T17:12:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-20-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559858-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional diz respeito a uma formação continuada de professores desenvolvida a partir da pesquisa intitulada “Proposta para promoção da saúde mental discente no contexto da educação profissional e tecnológica”, no programa de mestrado ProfEPT. Com a pesquisa notou-se as constantes queixas discentes a respeito de questões emocionais e saúde psíquica, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, principalmente entre os alunos do Ensino Médio Integrado. A partir disso, desenvolvido um estudo para a promoção da saúde mental destes estudantes, no contexto do IFSP Câmpus Sertãozinho, a fim de fomentar informações e a construção de saberes acerca da temática no interior da escola. Com base nisso, foram elaborados três encontros para a formação continuada intitulada “Saúde mental discente e EPT: conhecer para atuar”, que foi ministrada inicialmente aos docentes do Ensino Médio Integrado e, posteriormente, expandido para todos os professores do câmpus. Este produto educacional teve como objetivo geral promover o conhecimento sobre a saúde mental dos alunos do Ensino Médio Integrado do IFSP Câmpus Sertãozinho, a fim de sensibilizar os docentes para as questões de saúde mental, construir saberes sobre a temática, dirimir preconceitos e estigmas, bem como promover a saúde mental destes estudantes; além de trabalhar a especificidade da EPT e sua relação com a saúde mental discente. Esta formação continuada, proposta e desenvolvida como produto educacional, demonstrou ser uma ação limitada, se concebida de forma isolada. É necessário o compromisso de toda a comunidade escolar com a promoção da saúde mental discente. Entende-se, portanto, que a saúde mental não é um fenômeno isolado; há determinações históricas e sociais para a saúde mental destes estudantes. Neste sentido, as propostas em contexto escolar devem se dar no sentido da práxis; para compreender a relação entre o particular e o geral; sujeito e sua realidade social e objetiva.-
Tamanho: dc.format.extent502 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mental Discente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Professores-
Título: dc.titlePlano de Ensino de Formação de Docentes para Promoção da Saúde Mental dos Alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do Mestrado-
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PRODUTO EDUCACIONAL.pdfPlano de Ensino da Formação Docente - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SAÚDE MENTAL DISCENTE E EPT: CONHECER PARA ATUAR501,46 kBAdobe PDF/bitstream/capes/559858/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload

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