Gênero e Ensino de História: a experiência das aulas para fazer a construção do currículo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSchneider, Gabriela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-19T17:30:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-19T17:30:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherGênero e Ensino de História: a experiência das aulas para fazer a construção do currículopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559851-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido durante a pesquisa de mestrado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, realizada ao longo do ano letivo de 2017. O objetivo foi analisar o processo de organização curricular para trabalhar o conceito de gênero como categoria de análise histórica a partir da definição de SCOTT (1995). Outro conceito essencial foi o de currículo em ação (GERALDI, 1994), que estabelece o pressuposto de considerar aquilo que acontece na realidade da sala de aula, para além de um enquadramento a uma listagem de conteúdos programáticos a ser cumprida. Assim sendo, entende se o currículo como um dispositivo em construção permanente. A metodologia adotada consistiu em: pesquisa documental legislação para educação básica, análise de propostas curriculares, elaboração e análise planos de estudo e trabalho, elaboração de relatos das aulas realizadas ao longo do ano letivo de 2017, bem como, o exame de trabalhos e avaliações realizados nas aulas de História pelos/pelas estudantes da turma. O problema de pesquisa que se buscou responder foi: Trabalhar a partir de uma proposta de currículo em construção permanente para as aulas de História do 9º ano do Ensino Fundamental contribui para que os/as estudantes reflitam sobre o gênero como categoria de análise histórica ? Foi possível observar que a proposta de currículo em ação, ao inserir o gênero como um elemento organizador do conhecimento histórico escolar, colaborou para que os e as estudantes pudessem desnaturalizar algumas características atribuídas ao gênero. Também, para que fossem capazes d e refletir sobre as mudanças e permanências associadas às concepções de feminilidade e masculinidade, bem como às conquistas de direitos e cidadania. Assim, este trabalho apresenta alguns caminhos possíveis, bem como as dificuldades, para abordar as relações de gênero como um aspecto central no ensino de história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleGênero e Ensino de História: a experiência das aulas para fazer a construção do currículopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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