
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Schneider, Gabriela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-19T17:30:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-19T17:30:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Gênero e Ensino de História: a experiência das aulas para fazer a construção do currículo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559851 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido durante a pesquisa de mestrado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, realizada ao longo do ano letivo de 2017. O objetivo foi analisar o processo de organização curricular para trabalhar o conceito de gênero como categoria de análise histórica a partir da definição de SCOTT (1995). Outro conceito essencial foi o de currículo em ação (GERALDI, 1994), que estabelece o pressuposto de considerar aquilo que acontece na realidade da sala de aula, para além de um enquadramento a uma listagem de conteúdos programáticos a ser cumprida. Assim sendo, entende se o currículo como um dispositivo em construção permanente. A metodologia adotada consistiu em: pesquisa documental legislação para educação básica, análise de propostas curriculares, elaboração e análise planos de estudo e trabalho, elaboração de relatos das aulas realizadas ao longo do ano letivo de 2017, bem como, o exame de trabalhos e avaliações realizados nas aulas de História pelos/pelas estudantes da turma. O problema de pesquisa que se buscou responder foi: Trabalhar a partir de uma proposta de currículo em construção permanente para as aulas de História do 9º ano do Ensino Fundamental contribui para que os/as estudantes reflitam sobre o gênero como categoria de análise histórica ? Foi possível observar que a proposta de currículo em ação, ao inserir o gênero como um elemento organizador do conhecimento histórico escolar, colaborou para que os e as estudantes pudessem desnaturalizar algumas características atribuídas ao gênero. Também, para que fossem capazes d e refletir sobre as mudanças e permanências associadas às concepções de feminilidade e masculinidade, bem como às conquistas de direitos e cidadania. Assim, este trabalho apresenta alguns caminhos possíveis, bem como as dificuldades, para abordar as relações de gênero como um aspecto central no ensino de história. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | Gênero e Ensino de História: a experiência das aulas para fazer a construção do currículo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Gabriela Schneider.pdf | 6.98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559851/2/Gabriela Schneider.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: