Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gobbi, Adalgiza Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanetti, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-19T17:00:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-19T17:00:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta de formação de professores: arte e simbolização na Educação Infantil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559850 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho integra estudos desenvolvidos na linha de pesquisa Formação de Professores, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa teórico-documental que teve por objetivo analisar se a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa pré-escolar da Educação Infantil orienta um trabalho com a arte que considere o processo de simbolização para a aprendizagem da linguagem escrita. Partiu do pressuposto de que dar ao ensino sistematizado da arte seu devido destaque na formação humana se faz imprescindível quando tratamos da educação de crianças. Compreendeu que a educação escolar infantil, por meio das mediações dos conteúdos de ensino, onde se inclui a educação artística, deve se comprometer a desenvolver seres humanos críticos construam conhecimentos a partir das apropriações sobre a realidade e retornem a ela na forma de novas ressignificações. Abordou a arte na formação humana e o processo de alfabetização de crianças, buscando compreender as possíveis contribuições do ensino de arte e do processo de simbolização para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita, tomando como base os pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Propõe atividades que envolvam arte e simbolização para as crianças em idade pré-escolar, trazendo como produto educacional uma ação de formação continuada direcionada a alunos da graduação em pedagogia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17,2 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Arquivo PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Simbolização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de formação de professores: arte e simbolização na educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ADALGIZA_PRODUTO EDUCACIONAL_HUMANIDADES.pdf | 17,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559850/2/ADALGIZA_PRODUTO EDUCACIONAL_HUMANIDADES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons