Sequência Didática: Pesquisa de informações na internet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGouveia, Riama Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Andreza de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-16T15:15:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-16T15:15:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-
identificador: dc.identifier.otherSequenciaDidaticaInternetpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559843-
Resumo: dc.description.abstractSomos surpreendidos diariamente por novas tecnologias. Novos formatos de comunicação e informação são introduzidos em nossas vidas como se fossem práticas comuns do cotidiano. Isso ocorre numa sociedade marcada por dois grandes projetos societários: um influenciado pelas ideias neoliberais; outro que busca a transformação das estruturas opressivas da sociedade classista. Reconhecer a qual projeto de sociedade as novas tecnologias vêm fortalecendo, possibilita-nos apoiar o homem em sua conscientização e a inseri-lo criticamente em seu processo histórico. Desta forma, é premente atentar sobre a maneira como àqueles que não tiveram acesso a escolarização regular empregam e são inseridos nas tecnologias da informação e comunicação, pois pode-se fazer o uso das tecnologias de forma crítica ou acrítica e, assim sendo, pode-se vivenciar propostas de opressão ou de libertação. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática que permitisse aos estudantes da EJA tornarem-se usuários autônomos e conscientes das tecnologias digitais ao interagirem com a internet – as tecnologias da comunicação e informação - de forma arguta Buscamos apresentar ferramentas para que o aluno da EJA pudesse desenvolver maior autonomia, emancipação e cidadania em sua trajetória acadêmica e social e operasse com a tecnologia de forma crítica e consciente, facultando o acesso ao conhecimento, à cultura e às demandas necessárias para trabalhar e produzir sua existência social, tornando-o sujeito de sua história. Aplicamos, como instrumentos de coleta de dados, questionários semiestruturados, observação participante com alunos matriculados no primeiro ano da EJA, do Instituto Federal de Sertãozinho, zona nordeste do Estado de São Paulo, na região de Ribeirão Preto. Para o tratamento da análise dos dados, empregamos a análise do conteúdo. Os resultados obtidos com a aplicação do produto educacional demonstraram que os alunos da EJA, ainda que de forma incipiente, despertaram para a necessidade de se tornarem usuários conscientes ao interagirem com as tecnologias digitais para que possam constituir-se cidadãos críticos e participantes do seu tempo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7588kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológical e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInternetpt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: Pesquisa de informações na internetpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Arquivos associados:
SequenciaDidaticaInternet.pdfSequencia Didática Internet7,59 MBAdobe PDF/bitstream/capes/559843/2/SequenciaDidaticaInternet.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons