USO DE AULAS EXPERIMENTAIS: mudanças conceituais no ensino de momento de uma força

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarchezini, Ronaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-14T19:12:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-14T19:12:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2008-08-25-
identificador: dc.identifier.otherMarchezini, Ronaldo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559824-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho, apresentamos um produto que consiste em um roteiro de uma atividade prática, dirigida aos professores de Física do ensino médio, objetivando, principalmente, propiciar aos alunos condições para que desenvolvam o conceito científico de Torque ( Momento de uma Força). Baseamos nosso trabalho na teoria do interacionismo Sócio-Histórico de Vigotski. Foi realizado um teste preliminar com o grupo de alunos que participaram da atividade experimental, com o objetivo de nos situar em relação aos seus conhecimentos prévios e ao estágio na zona de desenvolvimento proximal em que se encontravam em relação ao conceito a ser desenvolvido. Após a realização da atividade prática, foi realizado novo teste a fim de verificar se o objetivo da atividade foi alcançado. Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento do conceito pretendido. Considerando que a atividade prática foi aplicada junto a três turmas de um curso regular de Física, concluímos que o produto é passível de ser aplicado, constituindo-se em mais um recurso didático para os professores de Física.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent26,3 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais; Aulas práticas, Desenvolvimento de conceitos; Zona de desenvolvimento proximal; Tomada de consciência; Conceito científico de torque ou momento de uma força.pt_BR
Título: dc.titleUSO DE AULAS EXPERIMENTAIS: mudanças conceituais no ensino de momento de uma forçapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons