Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marchezini, Ronaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-14T19:12:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-14T19:12:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-08-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Marchezini, Ronaldo.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559824 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho, apresentamos um produto que consiste em um roteiro de uma atividade prática, dirigida aos professores de Física do ensino médio, objetivando, principalmente, propiciar aos alunos condições para que desenvolvam o conceito científico de Torque ( Momento de uma Força). Baseamos nosso trabalho na teoria do interacionismo Sócio-Histórico de Vigotski. Foi realizado um teste preliminar com o grupo de alunos que participaram da atividade experimental, com o objetivo de nos situar em relação aos seus conhecimentos prévios e ao estágio na zona de desenvolvimento proximal em que se encontravam em relação ao conceito a ser desenvolvido. Após a realização da atividade prática, foi realizado novo teste a fim de verificar se o objetivo da atividade foi alcançado. Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento do conceito pretendido. Considerando que a atividade prática foi aplicada junto a três turmas de um curso regular de Física, concluímos que o produto é passível de ser aplicado, constituindo-se em mais um recurso didático para os professores de Física. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 26,3 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades experimentais; Aulas práticas, Desenvolvimento de conceitos; Zona de desenvolvimento proximal; Tomada de consciência; Conceito científico de torque ou momento de uma força. | pt_BR |
Título: dc.title | USO DE AULAS EXPERIMENTAIS: mudanças conceituais no ensino de momento de uma força | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Marchezini, Ronaldo.pdf | 26,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559824/2/Marchezini, Ronaldo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons