O DESAFIO DE CONSTRUIR ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Luciana Maria Tenuta de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-13T19:33:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-13T19:33:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2008-07-29-
identificador: dc.identifier.otherFreitas, Luciana Maria Tenuta de.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559764-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo encontrar indícios de um espaço institucional de discussão que pudesse ser criado para subsidiar o egresso do curso de Matemática de uma instituição de Belo Horizonte em seu trabalho cotidiano. Buscando conhecer as necessidades do professor de Matemática no que diz respeito à prática pedagógica e saber quais são as suas demandas quanto à formação continuada, investigamos um grupo de cinco professoras formadas nessa instituição que durante seis encontros discutiram questões relativas ao ensino de Matemática. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira quantitativa, e a segunda qualitativa. Os dados analisados foram coletados tanto por meio de questionários, na primeira etapa, como de vídeos gravados na segunda etapa. O referencial teórico que permitiu analisar os dados e fazer a proposta de formação estruturou-se nos seguintes eixos: formação de professores, saberes docentes, o conceito de experiência, grupo colaborativo e aprendizagem on-line. O estudo apontou para a necessidade de se constituir espaços de formação profissional em que os professores e futuros professores tenham a oportunidade de discutir sobre a prática tendo como referência a própria prática. Para tanto, fizemos a proposta de discussão on-line, envolvendo egressos e graduandos do curso de Licenciatura em Matemática, por meio do site da instituição. Palavras-chave: Formação de professores; Saberes docentes, Experiência; Educação on-line.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent595 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores; Saberes docentes, Experiência; Educação on-line.pt_BR
Título: dc.titleO DESAFIO DE CONSTRUIR ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons