Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Luciana Maria Tenuta de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-13T19:33:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-13T19:33:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-07-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Freitas, Luciana Maria Tenuta de.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559764 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo encontrar indícios de um espaço institucional de discussão que pudesse ser criado para subsidiar o egresso do curso de Matemática de uma instituição de Belo Horizonte em seu trabalho cotidiano. Buscando conhecer as necessidades do professor de Matemática no que diz respeito à prática pedagógica e saber quais são as suas demandas quanto à formação continuada, investigamos um grupo de cinco professoras formadas nessa instituição que durante seis encontros discutiram questões relativas ao ensino de Matemática. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira quantitativa, e a segunda qualitativa. Os dados analisados foram coletados tanto por meio de questionários, na primeira etapa, como de vídeos gravados na segunda etapa. O referencial teórico que permitiu analisar os dados e fazer a proposta de formação estruturou-se nos seguintes eixos: formação de professores, saberes docentes, o conceito de experiência, grupo colaborativo e aprendizagem on-line. O estudo apontou para a necessidade de se constituir espaços de formação profissional em que os professores e futuros professores tenham a oportunidade de discutir sobre a prática tendo como referência a própria prática. Para tanto, fizemos a proposta de discussão on-line, envolvendo egressos e graduandos do curso de Licenciatura em Matemática, por meio do site da instituição. Palavras-chave: Formação de professores; Saberes docentes, Experiência; Educação on-line. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 595 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores; Saberes docentes, Experiência; Educação on-line. | pt_BR |
Título: dc.title | O DESAFIO DE CONSTRUIR ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Freitas, Luciana Maria Tenuta de.pdf | 88,11 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559764/2/Freitas, Luciana Maria Tenuta de.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons