UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O CURSO TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA MODALIDADE PROEJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Paula Reis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-13T21:10:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-13T21:10:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-21-
identificador: dc.identifier.otherMiranda,Paula Reis de.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559752-
Resumo: dc.description.abstractDiante da recente inserção da Educação de Jovens e Adultos na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio da implantação PROEJA - Programa de Integração à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), vimos a necessidade de investigar as possibilidades da construção de um material didático para ensino de Matemática para um curso de Agente Comunitário de Saúde nesta modalidade. Em um primeiro momento, pesquisamos os princípios da Educação Profissional e Tecnológica a partir da perspectiva do currículo integrado e da formação para o mundo do trabalho, nos baseando em Kuenzer (2005), Brasil (2007, 2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Silva (2009). Em seguida, pesquisamos nos documentos oficiais (BRASIL, 2005, 2006 e 2007). Já em Machado (2006), Moura (2006) e Moura e Henrique (2008), estudamos a origem, os princípios e as concepções do PROEJA. As leituras iniciais nos levaram a buscar o conhecimento da EJA sob a visão de Santos (2006), Freire (1992 e 1996). A construção desse material deu-se com a perspectiva interdisciplinar apontada por Tomaz e David (2008), revendo as indicações da Educação Matemática crítica apontadas por Frankenstein (2005), Fonseca (2007) e Skovsmose (2001), buscando outras experiências de construção de material didático para essa modalidade de ensino, como a executada por Freitas (2008) e Freitas e Jordane (2009). A fim de aproximar a Matemática da formação na área de Saúde, analisamos as matrizes curriculares de dois cursos de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde na modalidade PROEJA existentes em Minas Gerais e entrevistamos os professores responsáveis pela formação técnica dos estudantes destes cursos, os quais apontaram algumas orientações para os educadores matemáticos quanto ao seu papel na formação do educando, destacando a importância da Matemática nessa formação. Foram realizadas entrevistas, ainda, com estudantes do PROEJA que já atuam como Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Posteriormente, foi aplicado um questionário aos professores de outras áreas que interaram a aplicação das atividades interdisciplinares. O produto final desta pesquisa é o Caderno Temático “Saúde e Números”, composto por 10 unidades e um Projeto interdisciplinar. Esse caderno proporciona ao estudante o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos de forma interdisciplinar, permitindo uma formação integral do cidadão. Além disso, o material é acompanhado por um CD com fichas metodológicas para o professor, sugestão de vídeos que podem enriquecer as aulas, dois softwares livres para o ensino de Matemática aliado à tecnologia. Este material visa flexibilizar a aplicação das atividades, facilitar a reprodução das atividades para um grande número de estudantes e incentivar a criação de outros cadernos temáticos. Algumas delas foram aplicadas com caráter exploratório-investigativo e, posteriormente, analisadas nessa pesquisa com o objetivo de verificar a sua potencialidade e instrumentalizar o professor quanto às possibilidades diferenciadas de trabalho no cotidiano escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,22 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROEJA; Matemática; Saúde; Interdisciplinaridade; Material didático.pt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O CURSO TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA MODALIDADE PROEJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons