Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Révero Campos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-13T19:51:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-13T19:51:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Silva, Révero Campos da.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559749 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho propôs investigar o ensino dos números complexos, na perspectiva de (re) significar a abordagem desse tópico matemático, no contexto da sala de aula, por meio de construções e interpretações geométricas. Nesse sentido, utilizou-se o desenho geométrico, como recurso para a construção, a medição, o transporte e a transformação de vetores, aqui entendidos como uma possibilidade de representação de números complexos. Foram elaboradas, ainda, atividades de aprendizagem que potencializaram o trabalho do pesquisador, no ensino desse campo numérico. Para a organização e a articulação dessas atividades de ensino-aprendizagem em uma seqüência didática, o pesquisador se ancorou no referencial teórico construído nesta pesquisa, no intuito de contextualizar o ensino dos números complexos e oportunizar ao sujeito-agente que assuma, de forma gradativa, uma postura autônoma na construção do seu conhecimento. Essas atividades de aprendizagem foram aplicadas, em modelo de minicurso, a alunos do curso de Licenciatura em Matemática, de uma instituição particular de ensino, situada na região metropolitana de Belo Horizonte. Os procedimentos metodológicos para o levantamento empírico, foram demarcados no campo da pesquisa fenomenológica-hermenêutica, onde se procurou descrever e interpretar situações, fenômenos ou problemas, por meio de análise qualitativa dos dados, valendo-se dos seguintes instrumentos para a coleta das informações: observação participante, diário de campo, protocolo de registros dos alunos, gravações em áudio e entrevistas. O resultado da análise dos dados mostra que o trabalho significativo com os números complexos, no contexto da sala de aula, se constitui em um desafio alcançável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Constatou-se, também, que a realização das atividades que compõem essa seqüência didática, proporcionou um ambiente de interação social entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, por meio dos grupos de trabalho, que simularam um ambiente de pesquisa matemática, motivada pela curiosidade e pelo desafio. Como produto desse estudo, será disponibilizado um livro paradidático, obtido a partir do substrato teórico da pesquisa, que servirá como recurso de orientação metodológica para professores e estudiosos interessados pela investigação dos números complexos. Palavras-chave: Ensino dos números complexos; (Re)significação; Seqüência Didática; Descoberta Guiada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 696kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino dos números complexos; (Re)significação; Seqüência Didática; Descoberta Guiada. | pt_BR |
Título: dc.title | SOBRE O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS: (re)significando conceitos, propriedades e operações por meio de construções e interpretações geométricas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Silva, Révero Campos da.pdf | 696,23 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559749/2/Silva, Révero Campos da.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons