Conjuntos e Funções: Conceitos, Propriedades e Demonstrações visando à Formação Continuada do Professor de Matemática da Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marcos Garcia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-13T19:00:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-13T19:00:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-13-
identificador: dc.identifier.otherE-book Conjuntos e Funções: Conceitos, Propriedades e Demonstrações visando à Formação Continuada do Professor de Matemática da Educação Básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559746-
Resumo: dc.description.abstractCom o surgimento da matemática moderna no Brasil, a teoria de conjuntos e o estudo de funções ganharam relevância. Em qualquer conhecimento de Matemática, é necessário estabelecer um conjunto no qual se realizará o estudo – conjunto universo. No Ensino Fundamental, o conjunto dos números racionais é o que mais se utiliza para efetuar as quatro operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Nesse sentido, este trabalho procura articular com demonstrações, propriedades, definições e conceitos referentes aos elementos de um conjunto, de uma relação dual e de funções, visando aprimorar os conhecimentos adquiridos pelo professor de matemática da Educação Básica assim como procura esclarecer a incompletude dos números racionais e criar possibilidades de o professor apresentar os detalhes de tal preferência, por meio da transposição didática. A preferência por trabalhar com o conjunto dos números racionais, em detrimento ao conjunto dos números reais, parece ser um tanto incomum, pois o conjunto dos números reais é um corpo ordenado completo, ao passo que o conjunto dos números racionais é um corpo ordenado, mas não é completo. Ao contrário do que se faz no Ensino Fundamental, no Ensino Médio o uso do conjunto dos números reais e o estudo de funções é predominante. Dessa forma, este trabalho apresenta a concepção de função, bem como suas propriedades, teoremas e demonstrações, de modo que o professor amplie seus saberes e mobilize esses conhecimentos para aprimorar o ensino da matemática na Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.477kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConjuntospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunçõespt_BR
Título: dc.titleConjuntos e Funções: Conceitos, Propriedades e Demonstrações visando à Formação Continuada do Professor de Matemática da Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais