Tecnologia virtual de aprendizagem: curso a distância de situação-problema como estratégia de ensino para prevenção de lesão por pressão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Cláudia Labriola de Medeiros-
Autor(es): dc.contributor.authorQueluci, Gisella de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-12T21:56:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-12T21:56:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.cead.uff.br/ead/course/view.php?id=1027-
identificador: dc.identifier.otherTecnologia virtual de aprendizagem: curso a distância de situação-problema como estratégia de ensino para prevenção de lesão por pressão-
identificador: dc.identifier.otherPREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO: abordagem inicial-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559727-
Resumo: dc.description.abstractEstudo desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino e Saúde cujo objeto é uma tecnologia educativa a distância sobre prevenção de lesão por pressão para enfermeiros e acadêmicos de enfermagem através de uma abordagem situacional de ensino. Embora as organizações de saúde tentem diminuir as taxas de lesões por pressão nos diferentes cenários assistenciais, estas se constituem em um dos grandes problemas de saúde pública devido ao impacto social, econômico e de qualidade de vida decorrentes dos diferentes tratamentos necessários. No Brasil, as taxas de incidência e prevalência em idosos e pacientes em terapia intensiva variam de 17,7% a 35,2%, fazendo com que a assistência de enfermagem à pessoa com ferida requeira práticas consistentes, condutas qualificadas e competências trabalhadas ao longo da graduação e da vida profissional. Desta forma, o objetivo deste trabalho visa atualizar enfermeiros e acadêmicos de enfermagem através de um ambiente virtual de aprendizagem, com estratégia de ensino de situação-problema, sobre prevenção de lesões por pressão como tecnologia educacional inovadora. Estudo metodológico, de abordagem qualitativa e tipo discursivo, com estratégica pedagógica de resolução de situações-problema, segundo Vilma de Carvalho. São participantes do estudo, especialistas em enfermagem dermatológica e acadêmicos do projeto de extensão da comissão de prevenção e tratamento de feridas da instituição. Os dados foram obtidos de 30 de julho a 07 de agosto de 2019, através das atividades contidas na plataforma virtual de aprendizagem construída, cuja análise ocorreu por meio de estatística descritiva simples e análise temática de conteúdo. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição, sob o parecer n.º 3.375.082 e CAEE n.º 12129719.1.0000.5243. Como resultados, a maior parte da amostra estudada demonstra compreensão da temática de lesão por pressão, da necessidade de prevenção, dos cuidados envoltos à prática profissional e do planejamento do risco. Porém, sugere fragilidade de compreensão dos aspectos relacionados às temáticas de avaliação de risco, dos dispositivos de prevenção e de indicadores de risco. Assim, conclui-se que a integração da metodologia de educação a distância com a de resolução de situação-problema trabalha o raciocínio crítico-reflexivo de maneira inovadora, trazendo avanços para a enfermagem nos diversos campos de atuação e ensino, com extrema relevância para a qualificação e atualização profissional e possibilidade de aplicabilidade como complementação teórica na graduação e pós-graduação em saúde-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjecteducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectlesão por pressão-
Título: dc.titleTecnologia virtual de aprendizagem: curso a distância de situação-problema como estratégia de ensino para prevenção de lesão por pressão-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Curso: dc.subject.courseCurso de Prevenção de Lesão por Pressão-
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons