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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Célio Moacir dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-11T19:50:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-11T19:50:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Santos, Célio Moacir dos.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado como parte integrante da pesquisa de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, intitulada “Sistemas de equações lineares: uma análise de livros didáticos publicados no Brasil (1930 a 1970)”. Temos como objetivo auxiliar a formação inicial e continuada dos professores de Matemática e áreas afins, dentro de uma perspectiva da História da Educação Matemática e atendendo, também, os docentes em serviço. Focalizamos os sistemas de equações lineares e procuramos evidenciar as mudanças e/ou continuidades ocorridas em relação ao ensinoaprendizagem deste tópico, entre o período do Método Intuitivo até a vigência do Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Para cumprir esse intento, selecionamos alguns autores de livros didáticos. Legitimamos a importância dos licenciandos e professores em serviço se apropriarem da história de um conteúdo escolar, das reformas ocorridas no ensino brasileiro, ampliando sua visão ao conhecerem as propostas de outros autores, em décadas passadas, e se posicionarem frente aos saberes escolares com uma postura mais crítica. Ainda, para os docentes, em seu trabalho em sala de aula, apresentamos diferentes possibilidades para a abordagem dos sistemas de equações lineares com duas incógnitas a partir das metodologias propostas por alguns autores de livros didáticos, tendo como marco inicial uma publicação de Antonio Trajano, do ano de 1932. Partimos de uma vertente histórica do conteúdo de sistemas de equações, resgatando as contribuições dos babilônios dentre outros povos e tratamos de alguns aspectos referentes à história da álgebra. Fazemos menção a reformas educacionais existentes entre 1930 e 1970, período no qual se situam os livros didáticos pesquisados. Destacamos nas análises, como era introduzido o conteúdo, características de alguns exercícios/problemas e exemplos encontrados nas obras, com o objetivo de investigar como era a abordagem dessas atividades sob a perspectiva de cada um dos autores. É notório que, em geral, um determinado conteúdo escolar é abordado pelos autores de textos didáticos sem levar em conta a sua história, a sua gênese e, como reflexo desse fato, percebe-se, muitas vezes, uma lacuna e um não entendimento de determinadas particularidades de um assunto. Os professores que se apoiam nesses materiais tendem a reproduzir o livro didático, não focando as abordagens históricas. Sugerimos que sejam realizados grupos de estudo e discussão para os temas abordados nesse material e, posteriormente, que sejam analisados livros atuais que contenham o tópico sistemas de equações lineares. Esperamos que esses apontamentos possam trazer outros pontos de vista, tanto para aqueles que estão em formação inicial, como para os educadores que já atuam profissionalmente, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, gerando reflexões sobre as continuidades e alterações pelas quais passam um determinado conteúdo escolar e a importância de se conhecer a História da Educação Matemática | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3, 22 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de equações lineares. História da Educação Matemática. Livros didáticos. Brasil. Século XX. | pt_BR |
Título: dc.title | SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES EM LIVROS DIDÁTICOS (1930-1970): apontamentos para formação inicial e continuada de professores de Matemática e áreas afins | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Santos, Célio Moacir dos.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559644/2/Santos, Célio Moacir dos.pdfDownload |
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