GUIA DE ORIENTAÇÃO SOBRE O ENADE AO PROFESSOR DE FÍSICA BÁSICA PARA ENGENHARIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Humberto Campos Madeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-11T15:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-11T15:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-15-
identificador: dc.identifier.otherHumberto Campos Madeira Nunes.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559624-
Resumo: dc.description.abstractPrezado Professor, Este guia, desenvolvido para os professores de Física Básica para Engenharias, é o produto educacional resultante da dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, intitulado: A Física no ENADE dos cursos de Engenharia: a complexidade das questões pela Taxonomia de Bloom Revisada. Nele, estão apresentadas as análises dos dados da investigação que buscou identificar, nas 5 edições do ENADE para a Engenharia, 95 questões contendo Física. Apoiados nos Recursos (Habilidades e Competências) dos cursos de Física e Engenharia, alocamos os itens obtendo um cruzamento entre eles. Utilizando o relatório síntese do INEP, obtivemos a dificuldade dos alunos nas questões. Os objetos de conhecimentos mais abordados, foram observados e relacionados com a dificuldade dos itens no desempenho dos alunos. Analisamos as questões segundo a Taxonomia de Bloom Revisada e sua relação com a dificuldade dos alunos. Ele foi idealizado a partir do levantamento feito com professores de Física Básica para Engenharias de diversas IES, do Centro Oeste de Minas Gerais. Para sua elaboração, foram observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia e Física. A metodologia utilizada teve como parâmetro, 95 itens contendo Física das edições de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017 do ENADE para os cursos de Engenharia. Espera-se que este guia, possa auxiliá-lo a compreender melhor a estrutura do ENADE, suas características e sua importância no processo educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,8 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectENADE, Física para Engenharia, Matriz de Referência, Taxonomia de Bloom Revisada.pt_BR
Título: dc.titleGUIA DE ORIENTAÇÃO SOBRE O ENADE AO PROFESSOR DE FÍSICA BÁSICA PARA ENGENHARIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons