Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Leonardo Cristiano da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-11T15:01:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-11T15:01:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Silva, Leonardo Cristiano da.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559605 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezado professor, Este guia foi desenvolvido a partir de análises de um questionário aplicado aos docentes de Física da Educação de Jovens e Adultos na região Centro Oeste de Minas Gerais e constitui o produto educacional resultante da dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, intitulada “Análise de material didático de Física para EJA: do Telecurso ao PNLD-EJA”. A pesquisa que originou este guia buscou verificar a partir do questionário de pesquisa respondido pelos professores, as experiências profissionais e a justificativa na escolha e utilização dos materiais didáticos utilizados em sala de aula, indicando que alguns docentes adaptavam materiais do ensino regular para a EJA, por desconhecimento de obras específicas para este público. Esta lacuna procura ser preenchida através deste guia, que é constituído por esta “Apresentação” que discute as especificidades do público jovem e adulto, bem como a influência que o material didático exerce na ação educativa deles. A “Caracterização das obras e exames de certificação” apresenta três materiais didáticos (TELECURSO, Acervo-EJA e PNLD-EJA), promovendo sua distinção, sua relação com a EJA, sua utilização em sala de aula e exemplos de seus respectivos exames de certificação, buscando identificar indícios de compatibilidade entre o material e seu respectivo exame. As “Conclusões” trazem observações a respeito deste produto educacional. Para Strelhow (2012), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino complexa porque envolve dimensões que transcendem a questão educacional. O professor que se propõe a trabalhar com adultos deve refletir criticamente sobre sua prática, tendo também uma visão ampla sobre a sala de aula e sobre a escola em que vai trabalhar. Sobretudo ao lidar com o público jovem e adulto, entende-se que o professor precisa resgatar junto aos alunos suas histórias de vida, reconhecendo o saber cotidiano, incluindo o saber do mundo laboral, pouco valorizado no mundo letrado e escolar. Nesse sentido, vale ressaltar que o material didático assume um papel importante na ação educativa desses alunos, pois é um mecanismo importante na homogeneização dos conteúdos, podendo ser considerado como um instrumento de trabalho capaz de auxiliar a sua aprendizagem. A seleção do material didático deve ser refletida e consciente, levando em consideração os saberes prévios e as características regionais do aluno jovem e adulto, pois o conhecimento a respeito das prioridades da turma tendem a subsidiar o processo de escolha do livro didático. A Lei nº 9394/1996 (LDB) assegura o direito a oportunidades educacionais apropriadas para o público jovem e adulto mediante cursos e exames. Estes exames também foram citados pela Resolução nº 3/2010, que os institucionalizou e estabeleceu as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Nesse contexto, serão apresentados neste guia os materiais didáticos do TELECURSO, Acervo-EJA e PNLD-EJA, buscando demonstrar a organização dos conteúdos, sua relação com a EJA, sua utilização em sala de aula, bem como relacioná-los com seus respectivos exames de certificação nacional, procurando identificar se referenciados pelos materiais, os alunos poderiam encontrar subsídios satisfatórios para as provas do TELECURSO, ENCCEJA e ENEM. Desta forma, também espera-se que este Guia possa ser uma ferramenta complementar na seleção de material didático a ser utilizado nas salas de aula, contribuindo e auxiliando-os no exercício da docência para a EJA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,8 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático. Física. Educação de Jovens e Adultos TELECURSO. ENCCEJA. Programa Nacional do Livro Didático. | pt_BR |
Título: dc.title | MATERIAL DIDÁTICO DE FÍSICA PARA EJA: GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR SOBRE A ABORDAGEM ADOTADA E OS INDÍCIOS DE COMPATIBILIZAÇÃO COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Silva, Leonardo Cristiano da.pdf | 13,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559605/2/Silva, Leonardo Cristiano da.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons