MATERIAL DIDÁTICO DE FÍSICA PARA EJA: GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR SOBRE A ABORDAGEM ADOTADA E OS INDÍCIOS DE COMPATIBILIZAÇÃO COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO

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Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Leonardo Cristiano da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-11T15:01:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-11T15:01:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-20-
identificador: dc.identifier.otherSilva, Leonardo Cristiano da.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559605-
Resumo: dc.description.abstractPrezado professor, Este guia foi desenvolvido a partir de análises de um questionário aplicado aos docentes de Física da Educação de Jovens e Adultos na região Centro Oeste de Minas Gerais e constitui o produto educacional resultante da dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, intitulada “Análise de material didático de Física para EJA: do Telecurso ao PNLD-EJA”. A pesquisa que originou este guia buscou verificar a partir do questionário de pesquisa respondido pelos professores, as experiências profissionais e a justificativa na escolha e utilização dos materiais didáticos utilizados em sala de aula, indicando que alguns docentes adaptavam materiais do ensino regular para a EJA, por desconhecimento de obras específicas para este público. Esta lacuna procura ser preenchida através deste guia, que é constituído por esta “Apresentação” que discute as especificidades do público jovem e adulto, bem como a influência que o material didático exerce na ação educativa deles. A “Caracterização das obras e exames de certificação” apresenta três materiais didáticos (TELECURSO, Acervo-EJA e PNLD-EJA), promovendo sua distinção, sua relação com a EJA, sua utilização em sala de aula e exemplos de seus respectivos exames de certificação, buscando identificar indícios de compatibilidade entre o material e seu respectivo exame. As “Conclusões” trazem observações a respeito deste produto educacional. Para Strelhow (2012), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino complexa porque envolve dimensões que transcendem a questão educacional. O professor que se propõe a trabalhar com adultos deve refletir criticamente sobre sua prática, tendo também uma visão ampla sobre a sala de aula e sobre a escola em que vai trabalhar. Sobretudo ao lidar com o público jovem e adulto, entende-se que o professor precisa resgatar junto aos alunos suas histórias de vida, reconhecendo o saber cotidiano, incluindo o saber do mundo laboral, pouco valorizado no mundo letrado e escolar. Nesse sentido, vale ressaltar que o material didático assume um papel importante na ação educativa desses alunos, pois é um mecanismo importante na homogeneização dos conteúdos, podendo ser considerado como um instrumento de trabalho capaz de auxiliar a sua aprendizagem. A seleção do material didático deve ser refletida e consciente, levando em consideração os saberes prévios e as características regionais do aluno jovem e adulto, pois o conhecimento a respeito das prioridades da turma tendem a subsidiar o processo de escolha do livro didático. A Lei nº 9394/1996 (LDB) assegura o direito a oportunidades educacionais apropriadas para o público jovem e adulto mediante cursos e exames. Estes exames também foram citados pela Resolução nº 3/2010, que os institucionalizou e estabeleceu as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Nesse contexto, serão apresentados neste guia os materiais didáticos do TELECURSO, Acervo-EJA e PNLD-EJA, buscando demonstrar a organização dos conteúdos, sua relação com a EJA, sua utilização em sala de aula, bem como relacioná-los com seus respectivos exames de certificação nacional, procurando identificar se referenciados pelos materiais, os alunos poderiam encontrar subsídios satisfatórios para as provas do TELECURSO, ENCCEJA e ENEM. Desta forma, também espera-se que este Guia possa ser uma ferramenta complementar na seleção de material didático a ser utilizado nas salas de aula, contribuindo e auxiliando-os no exercício da docência para a EJA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,8 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático. Física. Educação de Jovens e Adultos TELECURSO. ENCCEJA. Programa Nacional do Livro Didático.pt_BR
Título: dc.titleMATERIAL DIDÁTICO DE FÍSICA PARA EJA: GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR SOBRE A ABORDAGEM ADOTADA E OS INDÍCIOS DE COMPATIBILIZAÇÃO COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE CERTIFICAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Físicapt_BR
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