Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Glêsiane Coelho de Alaor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-11T14:49:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-11T14:49:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Viana, Glêsiane Coelho de Alaor.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559548 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Livro Didático (LD) configura-se como suporte de conhecimentos, acessível aos alunos da Educação Básica e com alta versatilidade, o que permite sua utilização de várias formas possíveis. Dada a importância inegável desse material didático, apresentamos essas orientações suplementares, direcionadas à professores de Física do Ensino Médio, com o objetivo de auxiliá-los no planejamento das aulas a partir do LD. Esse suplemento é o produto educacional resultante do trabalho de pesquisa realizado para compor a dissertação intitulada Tipologia de conteúdos em Livros Didáticos de Física: um estudo em coleções do PNLD 2015, para a obtenção do título de Mestre junto ao Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas. Nele, constam os resultados das análises de cinco das quatorze coleções do componente curricular Física recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, embasados na tipologia de conteúdos proposta por César Coll (1987) e aplicada por Antoni Zabala (1998). Segundo esses dois autores, os conteúdos escolares podem ser categorizados em conceituais, procedimentais e atitudinais. A elaboração desse suplemento partiu de uma pesquisa bibliográfica e análise documental em textos norteadores da Educação Básica, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e o Guia Nacional do Livro Didático. Em seguida, foi realizado um levantamento de dados a respeito do perfil do professor que utiliza esse LD, dos critérios adotados para a realização da escolha do material e da sua forma de utilização, por meio de questionário respondido por docentes de Física da região metropolitana de Belo Horizonte. Usando a classificação segundo a tipologia, os conteúdos foram identificados nos LD e contabilizados a partir de subcategorias. Os conteúdos conceituais foram caracterizados em fatos, conceitos e princípios e os conteúdos atitudinais, separados em valores, normas e atitudes. Para os conteúdos procedimentais, adotou-se a caracterização proposta por Prado (2013), que considera 14 subcategorias. Espera-se que este material, juntamente com as demais pesquisas sobre LD disponíveis, seja fonte de consulta para auxiliá-lo no planejamento de suas aulas, de forma a abordar os diferentes tipos de conteúdos existentes, proporcionando ao aluno uma formação humana integral, conforme propõem as DCNEM. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16,0 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático. Tipologia de conteúdos. PNLD 2015. | pt_BR |
Título: dc.title | COLEÇÕES DE FÍSICA DO PNLD 2015: Orientações suplementares sobre tipologia de conteúdos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Viana, Glêsiane Coelho de Alaor.pdf | 16.44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559548/2/Viana, Glêsiane Coelho de Alaor.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons