COLEÇÕES DE FÍSICA DO PNLD 2015: Orientações suplementares sobre tipologia de conteúdos

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Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Glêsiane Coelho de Alaor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-11T14:49:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-11T14:49:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-06-
identificador: dc.identifier.otherViana, Glêsiane Coelho de Alaor.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559548-
Resumo: dc.description.abstractO Livro Didático (LD) configura-se como suporte de conhecimentos, acessível aos alunos da Educação Básica e com alta versatilidade, o que permite sua utilização de várias formas possíveis. Dada a importância inegável desse material didático, apresentamos essas orientações suplementares, direcionadas à professores de Física do Ensino Médio, com o objetivo de auxiliá-los no planejamento das aulas a partir do LD. Esse suplemento é o produto educacional resultante do trabalho de pesquisa realizado para compor a dissertação intitulada Tipologia de conteúdos em Livros Didáticos de Física: um estudo em coleções do PNLD 2015, para a obtenção do título de Mestre junto ao Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas. Nele, constam os resultados das análises de cinco das quatorze coleções do componente curricular Física recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, embasados na tipologia de conteúdos proposta por César Coll (1987) e aplicada por Antoni Zabala (1998). Segundo esses dois autores, os conteúdos escolares podem ser categorizados em conceituais, procedimentais e atitudinais. A elaboração desse suplemento partiu de uma pesquisa bibliográfica e análise documental em textos norteadores da Educação Básica, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e o Guia Nacional do Livro Didático. Em seguida, foi realizado um levantamento de dados a respeito do perfil do professor que utiliza esse LD, dos critérios adotados para a realização da escolha do material e da sua forma de utilização, por meio de questionário respondido por docentes de Física da região metropolitana de Belo Horizonte. Usando a classificação segundo a tipologia, os conteúdos foram identificados nos LD e contabilizados a partir de subcategorias. Os conteúdos conceituais foram caracterizados em fatos, conceitos e princípios e os conteúdos atitudinais, separados em valores, normas e atitudes. Para os conteúdos procedimentais, adotou-se a caracterização proposta por Prado (2013), que considera 14 subcategorias. Espera-se que este material, juntamente com as demais pesquisas sobre LD disponíveis, seja fonte de consulta para auxiliá-lo no planejamento de suas aulas, de forma a abordar os diferentes tipos de conteúdos existentes, proporcionando ao aluno uma formação humana integral, conforme propõem as DCNEM.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16,0 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didático. Tipologia de conteúdos. PNLD 2015.pt_BR
Título: dc.titleCOLEÇÕES DE FÍSICA DO PNLD 2015: Orientações suplementares sobre tipologia de conteúdospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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