Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Roell, Josiane Valéria Fritzen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lawall, Ivani Teresinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T20:31:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T20:31:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional PPGECMT_Josiane Valéria Fritzen Roell | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559543 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é composto por uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), que foi elaborada com o objetivo de contribuir para a produção de materiais didáticos, que possam ser utilizados por professores de Ciências, na Educação Básica. A SEI, que discute o conteúdo de Água a partir da temática “Tratamento de Água” sob a perspectiva investigativa, foi implementada, analisada e validada e será apresentada em uma versão reformulada. Todas as aulas e atividades estão fundamentadas em Carvalho (2013), além disso, as atividades foram estruturadas de modo que permitam que o professor faça adaptações, que se adequem a seus projetos educacionais e às suas necessidades conceituais. A implementação desta SEI também contribuiu para responder o problema de pesquisa do Mestrado Profissional: “Quais as apropriações ou modificações conceituais que os alunos apresentam, ao se trabalhar o Tratamento de Água por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa?”, que teve como objetivos principais, analisar as apropriações conceituais dos alunos sobre a temática, apresentando suas modificações ou reestruturações científicas, e avaliar a SEI quanto à sua consistência teórico-conceitual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2555 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Ensino Investigativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamento de água | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência de Ensino Investigativa: Tratamento de Água | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECMT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional PPGECMT_Josiane Valéria Fritzen Roell.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559543/2/Produto Educacional PPGECMT_Josiane Valéria Fritzen Roell.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons