O ensino dos conceitos básicos de trigonometria no triângulo retângulo com o uso do software educacional GeoGebra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, ZILDOMAR RODRIGUES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T23:00:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T23:00:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-06-
identificador: dc.identifier.otherO ensino dos conceitos básicos de trigonometria no triângulo retângulo com o uso do software educacional GeoGebrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559528-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar uma sequência didática com o auxílio do software GeoGebra junto aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, com vistas à construção dos conceitos básicos da trigonometria no triângulo retângulo. Assim, foi desenvolvido um estudo a fim de responder ao seguinte questionamento: a aplicação de uma sequência didática com o auxílio do software GeoGebra favorece ao aluno do 9º ano do ensino fundamental à transposição de conhecimento para a construção dos conceitos básicos da trigonometria no triângulo retângulo? Para responder a essa questão de pesquisa nos apoiamos na ideia de construção dos conceitos da Didática da Matemática, na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (1986), na noção de Transposição Didática de Yves Chevallard (1991) e no uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Para o desenvolvimento da pesquisa adotamos como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática conforme os estudos de Michelle Artigue (1988), assim sendo uma pesquisa do tipo pesquisa-ação referente à aplicação/experimentação de uma sequência didática voltada para alunos do 9º ano do ensino fundamental acerca das razões trigonométricas. Além disso, utilizamos duas abordagens de pesquisa, a saber: qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que a sequência didática aplicada possibilitou a transposição do conteúdo ensinado, bem como favoreceu a construção dos conceitos básicos da trigonometria, especialmente das razões trigonométricas. As atividades da sequência de ensino favoreceram o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito a capacidade de realizar investigações e verificar regularidades por meio de observações. Nosso estudo também mostrou que o uso das novas tecnologias favorece o desenvolvimento de situações didáticas, provocando mudanças de comportamento e a evolução no aprendizado dos alunos no que tange ao conteúdo de razões trigonométricas, o qual apresentou indícios da transformação do saber sábio para o saber escolar via recursos tecnológicos, ou seja, a transposição didática propriamente dita – proporcionando uma superação nas limitações que alguns recursos como o livro didático possuem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3219pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRazões trigonométricaspt_BR
Título: dc.titleO ensino dos conceitos básicos de trigonometria no triângulo retângulo com o uso do software educacional GeoGebrapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais