Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MODESTO, THIAGO JACOB MACIEL | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T21:40:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T21:40:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | A gênese instrumental e sua interação com o Geogebra | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559521 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem a intenção de responder a seguinte questão: qual a potencialidade de uma sequência didática, que faz uso de um objeto de aprendizagem construído por meio do software Geogebra, no ensino e na aprendizagem de Polinômios? O lócus da pesquisa foi uma escola pública no município de Belém-Pa. Os sujeitos foram estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Os dados obtidos a partir de registros escritos e gravações de áudio foram analisados segundo as teorias da Análise Microgenética e da Semiótica de Duval (1995). Usamos a Teoria de Rabardel (1995) como subsídio para as construções das atividades e como guia para análises das mesmas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática. A sequência de atividade, antes de ser aplicada no Ensino Fundamental, foi avaliada e validada por estudantes do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA, que são docentes da rede pública estadual do Pará. A sequência didática proposta apresenta doze atividades voltadas ao ensino de Polinômios. Com o resultado da pesquisa e da coleta de dados, concluímos por meio das análises feitas que os alunos se mostraram mais entusiasmados em aprender o assunto abordado, a aprendizagem desse assunto foi potencializada com a nossa proposta, pois os alunos expressaram a compreensão do objeto matemático em pelo menos duas linguagens diferentes, segundo as teorias de análise. Verificamos também um considerável desenvolvimento da autonomia desses estudantes, além de um melhor desempenho nas resoluções das questões, ambos em um ambiente colaborativo e participativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4296 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Instrumentalização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Polinômios | pt_BR |
Título: dc.title | A Gênese Instrumental e sua interação com o Geogebra: uma proposta de ensino de Polinômios | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Thiago Jacob Maciel Modesto.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559521/1/Thiago Jacob Maciel Modesto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: