Ensino de Pirâmides na construção de aplicativos para smartphones

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Renato Darcio Noleto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T21:30:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T21:30:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-14-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Pirâmides na construção de aplicativos para smartphonespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559520-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou observar como os alunos do 3º ano do ensino médio desenvolvem potencialidades a partir de uma sequência didática com o uso e construção de aplicativos para smartphones, quando estudam Pirâmides. Para alcançar tal finalidade, optamos pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual desenvolveu-se em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias como primeira das etapas, composta pelos aspectos históricos, curriculares e matemáticos das Pirâmides; uma revisão de estudos sobre o tema; a consulta a discentes sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo e sua relação com a utilização de tecnologias. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue, Teoria da Gênese Instrumental de Rabardel, Sequência Didática na perspectiva de Zabala e algumas considerações sobre Tecnologias no ensino de Matemática. A terceira e quarta etapas da pesquisa, experimento e análise, foram realizadas em uma escola pública estadual de São João dos Patos- MA com quinze alunos do 3º ano do ensino médio. Para a validação, fizemos uso as análises a priori e posteriori em cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual demos tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre a análise a priori e posteriori. Os resultados da comparação apontam para instrumentação e instrumentalização da plataforma App Inventor II e dos aplicativos construídos, e que o processo da Gênese Instrumental ocorreu pela mobilização de esquemas novos e preexistentes, constatando que na metodologia de ensino obtivemos efeitos positivos, o que acarretou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo Pirâmides. Além disso, o processo de desenvolvimento das atividades, nos mostraram que os estudantes aprenderam estruturar algebricamente as relações entre elementos da Pirâmide de maneira colaborativa e motivadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9722pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPirâmidespt_BR
Título: dc.titleEnsino de Pirâmides na construção de aplicativos para smartphonespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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