O ensino de Juros Compostos a partir de Sequências Didáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSECCO, LUIZ CARLOS MARQUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T16:50:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T16:50:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-11-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de Juros Compostos a partir de Sequências Didáticaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559517-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto trata da apresentação da estrutura e desenvolvimento, da pesquisa consolidada na Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará como exigência para obtenção de título de Mestre em Ensino de Matemática. A proposta da dissertação é o estudo de Juros Composto, como objeto matemático, um tópico da Matemática Financeira de suma importância para qualquer cidadão, e principalmente na formação do estudante do Ensino Médio, etapa final da Educação Básica. O objeto da pesquisa é: O ensino de Juros Compostos a partir de Sequências Didáticas, contribui para o aprendizado dos alunos do 3º ano do ensino médio? A intenção não se resume apenas em ser mais um material didático dentre os muitos existentes, mas se constituir em uma obra, que se utilizada, possa contribuir com os estudantes, na apropriação de habilidades necessárias para compreender as operações financeiras e de mercado financeiro existentes no seu cotidiano. Desta maneira, são abordados temas como: Fatoração algébrica, Taxa percentual, Exponenciação, Logaritmos, Juros Simples e Juros Compostos. Além disso, é feita a contextualização das atividades com o cotidiano das pessoas se faz presente nos textos dos diversos problemas apresentados, uns clássicos e outros desafiadores em nível do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Em toda a abordagem, houve um cuidado de se utilizar a matemática elementar, facilitando assim o acesso do mesmo ao estudante do ensino médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3226pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJurospt_BR
Título: dc.titleO ensino de Juros Compostos a partir de Sequências Didáticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais