Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SECCO, LUIZ CARLOS MARQUES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T16:50:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T16:50:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de Juros Compostos a partir de Sequências Didáticas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559517 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto trata da apresentação da estrutura e desenvolvimento, da pesquisa consolidada na Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará como exigência para obtenção de título de Mestre em Ensino de Matemática. A proposta da dissertação é o estudo de Juros Composto, como objeto matemático, um tópico da Matemática Financeira de suma importância para qualquer cidadão, e principalmente na formação do estudante do Ensino Médio, etapa final da Educação Básica. O objeto da pesquisa é: O ensino de Juros Compostos a partir de Sequências Didáticas, contribui para o aprendizado dos alunos do 3º ano do ensino médio? A intenção não se resume apenas em ser mais um material didático dentre os muitos existentes, mas se constituir em uma obra, que se utilizada, possa contribuir com os estudantes, na apropriação de habilidades necessárias para compreender as operações financeiras e de mercado financeiro existentes no seu cotidiano. Desta maneira, são abordados temas como: Fatoração algébrica, Taxa percentual, Exponenciação, Logaritmos, Juros Simples e Juros Compostos. Além disso, é feita a contextualização das atividades com o cotidiano das pessoas se faz presente nos textos dos diversos problemas apresentados, uns clássicos e outros desafiadores em nível do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Em toda a abordagem, houve um cuidado de se utilizar a matemática elementar, facilitando assim o acesso do mesmo ao estudante do ensino médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3226 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juros | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de Juros Compostos a partir de Sequências Didáticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luiz Carlos Marques Secco.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559517/1/Luiz Carlos Marques Secco.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: