Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T11:54:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T11:54:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES: POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559516 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é pesquisar, desenvolver e experimentar na sala de aula uma sequência didática para o ensino de Sistema de Equações Lineares. E a motivação para isso surgiu das dificuldades que os alunos têm para assimilar este assunto no Ensino Médio, percebidos pela experiência diária em sala de aula. A pesquisa foi guiada pelos pressupostos da Engenharia Didática da Michele Artigue; A transformação do conteúdo ao modo de assimilação dos sujeitos foi realizada usando a Transposição Didática de Chevallard, a análise qualitativa dos resultados foi feita com o uso da Análise dos Registros e Representação Semiótica de Duval, e em seguida os recursos visuais da estatística descritiva e o teste de hipótese “t” de Student para verificar se o resultado foi significativo. A Sequência Didática é composta de dez atividades, entre elas um jogo de tabuleiro com a função de ajudar na fixação do conteúdo trazendo um pouco de ludicidade antes da atividade de aprofundamento. Antes da aplicação da primeira atividade foi aplicado um teste inicial para verificar o conhecimento inicial dos alunos no assunto, após a aplicação da Sequência Didática, e para finalizar aplicamos um teste final com o objetivo de nos fazer perceber a aprendizagem construída durante o processo, e assim nos assegurar do quanto este produto poderá ajudar os professores em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4861 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de Equações Lineares; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de tabuleiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição Didática; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática. | pt_BR |
Título: dc.title | SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES: POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Jose Augusto Ribeiro da Silva.pdf | 4,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559516/1/Jose Augusto Ribeiro da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: