SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES: POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T11:54:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T11:54:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-25-
identificador: dc.identifier.otherSISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES: POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559516-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é pesquisar, desenvolver e experimentar na sala de aula uma sequência didática para o ensino de Sistema de Equações Lineares. E a motivação para isso surgiu das dificuldades que os alunos têm para assimilar este assunto no Ensino Médio, percebidos pela experiência diária em sala de aula. A pesquisa foi guiada pelos pressupostos da Engenharia Didática da Michele Artigue; A transformação do conteúdo ao modo de assimilação dos sujeitos foi realizada usando a Transposição Didática de Chevallard, a análise qualitativa dos resultados foi feita com o uso da Análise dos Registros e Representação Semiótica de Duval, e em seguida os recursos visuais da estatística descritiva e o teste de hipótese “t” de Student para verificar se o resultado foi significativo. A Sequência Didática é composta de dez atividades, entre elas um jogo de tabuleiro com a função de ajudar na fixação do conteúdo trazendo um pouco de ludicidade antes da atividade de aprofundamento. Antes da aplicação da primeira atividade foi aplicado um teste inicial para verificar o conhecimento inicial dos alunos no assunto, após a aplicação da Sequência Didática, e para finalizar aplicamos um teste final com o objetivo de nos fazer perceber a aprendizagem construída durante o processo, e assim nos assegurar do quanto este produto poderá ajudar os professores em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4861pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didática;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de Equações Lineares;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransposição Didática;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática.pt_BR
Título: dc.titleSISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES: POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais