UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, FABIO BARROS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T09:02:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T09:02:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
identificador: dc.identifier.otherUma Sequência Didática para o ensino de função quadráticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559514-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática acerca dos conteúdos matemáticos relativos à função quadrática e tem o objetivo de estudar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e a aprendizagem de função quadrática. Neste sentido, procurarei responder a seguinte questão: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC’S) potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de função quadrática? A abordagem da pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizei os pressupostos teóricos da Engenharia Didática de Michele Artigue, como metodologia de pesquisa; a estrutura para elaboração de Sequências Didáticas segundo as UARC’s proposta por Cabral (2017), a qual norteou a criação das atividades; nas contribuições de Goés (2000) com as noções de Análise Microgenética na investigação da construção do conhecimento a partir das interações verbais e, também, nas contribuições de Mortimer e Scott (2002) a respeito da Análise do Discurso. A Sequência Didática é composta de doze atividades das quais fazem parte seis applets construídos no software livre de geometria dinâmica GeoGebra e uma calculadora denominada “EQUAÇÃO DO 2º GRAU” construída no App Inventor. A produção das informações se deu por meio de um questionário sociocultural e um teste de conhecimento matemático relativo à função quadrática aplicados aos alunos egressos e avaliado por professores de Matemática, teste diagnóstico contendo os principais conteúdos circunscritos aos objetos matemáticos a serem (re)construídos com os alunos onde foi aplicada a Sequência Didática e, por fim, pelos protocolos respondidos pelos estudantes, materializados na Sequência Didática envolvendo conteúdos relativos à função quadrática. As informações foram analisadas qualitativamente e quantitativamente de acordo com o objetivo do trabalho. Os resultados mostraram que uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo das UARC’s é potencialmente favorável ao processo de ensino e de aprendizado dos conteúdos matemáticos relativos à função quadrática, em pelo menos três dimensões: a do ensino (Professor), a da aprendizagem (estudante) e a do saber (re)construído (objeto do conhecimento).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8054pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSituações Didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Quadráticapt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais