Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, FABIO BARROS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T09:02:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T09:02:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma Sequência Didática para o ensino de função quadrática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559514 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática acerca dos conteúdos matemáticos relativos à função quadrática e tem o objetivo de estudar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e a aprendizagem de função quadrática. Neste sentido, procurarei responder a seguinte questão: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC’S) potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de função quadrática? A abordagem da pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizei os pressupostos teóricos da Engenharia Didática de Michele Artigue, como metodologia de pesquisa; a estrutura para elaboração de Sequências Didáticas segundo as UARC’s proposta por Cabral (2017), a qual norteou a criação das atividades; nas contribuições de Goés (2000) com as noções de Análise Microgenética na investigação da construção do conhecimento a partir das interações verbais e, também, nas contribuições de Mortimer e Scott (2002) a respeito da Análise do Discurso. A Sequência Didática é composta de doze atividades das quais fazem parte seis applets construídos no software livre de geometria dinâmica GeoGebra e uma calculadora denominada “EQUAÇÃO DO 2º GRAU” construída no App Inventor. A produção das informações se deu por meio de um questionário sociocultural e um teste de conhecimento matemático relativo à função quadrática aplicados aos alunos egressos e avaliado por professores de Matemática, teste diagnóstico contendo os principais conteúdos circunscritos aos objetos matemáticos a serem (re)construídos com os alunos onde foi aplicada a Sequência Didática e, por fim, pelos protocolos respondidos pelos estudantes, materializados na Sequência Didática envolvendo conteúdos relativos à função quadrática. As informações foram analisadas qualitativamente e quantitativamente de acordo com o objetivo do trabalho. Os resultados mostraram que uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo das UARC’s é potencialmente favorável ao processo de ensino e de aprendizado dos conteúdos matemáticos relativos à função quadrática, em pelo menos três dimensões: a do ensino (Professor), a da aprendizagem (estudante) e a do saber (re)construído (objeto do conhecimento). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8054 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Situações Didáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Quadrática | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fábio Barros Gonçalves.pdf | 8,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559514/1/Fábio Barros Gonçalves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: