Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LARANJEIRA, ANDRÉ VALES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T08:35:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T08:35:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Porcentagem por meio de atividades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559512 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo, avaliar os efeitos que o desenvolvimento de uma sequência didática, diferente da tradicional, provoca sobre o desempenho e sobre a participação de uma turma da 3ª etapa da EJA fundamental de uma escola pública do município de Ananindeua durante as aulas de Porcentagem. A metodologia utilizada nessa pesquisa consiste nos pressupostos da Engenharia Didática, dividida em quatro sessões: na primeira, denominada Análises Prévias, traz a fundamentação teórica, os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino de Porcentagem, fundamentação matemática de Porcentagem, aspectos históricos, e os resultados de uma pesquisa diagnóstica aplicada a 81 (oitenta e um) alunos da 4ª etapa da EJA Fundamental da rede pública; na segunda sessão, Análise a Priori, conta com a relação dos PCN com a porcentagem, com o uso de jogos e com a utilização da calculadora como recurso didático, bem como a apresentação dos descritores das avaliações em larga escala, e a produção de uma sequência didática para o ensino de Porcentagem. As atividades contidas na sequência didática foram construídas obedecendo aos descritores do Saeb, Prova Brasil e Sispae, procurando minimizar as dificuldades percebidas nas análises prévias; na terceira sessão, que corresponde à fase de Experimentação, pretende-se utilizar como ferramentas de coleta de análise durante os encontros que acontecerão nessa fase, diário de bordo, ficha de observação e uma câmera digital; e por fim, na quarta sessão, consiste nas Análises a Posteriori e Validação, onde destacará as coletas e observações dos dados para validar nossa sequência didática. E finalizaremos com nossas considerações finais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7720 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Porcentagem | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de Porcentagem por meio de Atividades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
André Vales Laranjeira.pdf | 7,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559512/1/André Vales Laranjeira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: