Ensino de Porcentagem por meio de Atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLARANJEIRA, ANDRÉ VALES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T08:35:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T08:35:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Porcentagem por meio de atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559512-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo, avaliar os efeitos que o desenvolvimento de uma sequência didática, diferente da tradicional, provoca sobre o desempenho e sobre a participação de uma turma da 3ª etapa da EJA fundamental de uma escola pública do município de Ananindeua durante as aulas de Porcentagem. A metodologia utilizada nessa pesquisa consiste nos pressupostos da Engenharia Didática, dividida em quatro sessões: na primeira, denominada Análises Prévias, traz a fundamentação teórica, os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino de Porcentagem, fundamentação matemática de Porcentagem, aspectos históricos, e os resultados de uma pesquisa diagnóstica aplicada a 81 (oitenta e um) alunos da 4ª etapa da EJA Fundamental da rede pública; na segunda sessão, Análise a Priori, conta com a relação dos PCN com a porcentagem, com o uso de jogos e com a utilização da calculadora como recurso didático, bem como a apresentação dos descritores das avaliações em larga escala, e a produção de uma sequência didática para o ensino de Porcentagem. As atividades contidas na sequência didática foram construídas obedecendo aos descritores do Saeb, Prova Brasil e Sispae, procurando minimizar as dificuldades percebidas nas análises prévias; na terceira sessão, que corresponde à fase de Experimentação, pretende-se utilizar como ferramentas de coleta de análise durante os encontros que acontecerão nessa fase, diário de bordo, ficha de observação e uma câmera digital; e por fim, na quarta sessão, consiste nas Análises a Posteriori e Validação, onde destacará as coletas e observações dos dados para validar nossa sequência didática. E finalizaremos com nossas considerações finais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7720pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Porcentagempt_BR
Título: dc.titleEnsino de Porcentagem por meio de Atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais