O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E APLICAÇÕES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOBREIRA, ANDRÉ ALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T08:25:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T08:25:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-23-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Matemática Financeira e Aplicaçõespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559511-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a viabilidade do ensino dos temas abordados na Matemática Financeira da educação básica por meio de atividades desenvolvidas através de uma sequência didática, diferente da tradicional, que privilegia os aspectos práticos do financiamento sobre a participação e desempenho da resolução de questões, a partir de situaçõesproblema mediadas por uma calculadora. O experimento foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual no Município de Aurora do Pará no Estado do Pará, os sujeitos foram 24 estudantes do 3º ano do ensino médio. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática, onde os estudos prévios foram realizados a partir de uma revisão de trabalhos sobre o ensino de Matemática Financeira, uma consulta a 100 estudantes para saber sobre suas principais dificuldades sobre a temática em questão; a parte experimental deu-se por meio de atividades tendo situações problemas como ponto de partida e uma calculadora como recurso didático. Durante o experimento apresentamos aos estudantes diversos problemas relacionados ao cotidiano dos mesmos e desafiamos os mesmos, a partir de leituras, trocas de ideias com os colegas e seguindo os passos apresentados na sequência didática, encontrassem soluções. Os cálculos necessários ao desenvolvimento das atividades foram executados com auxílio de uma calculadora. Após a resolução das questões/problemas apresentados em cada atividade, os discentes eram desafiados a descobrirem uma regra geral para o caso estudado. Antes da aplicação das atividades da sequência didática submetemos a turma a um pré-teste e, após a aplicação, a um pós-teste, testes esses que serviram para que realizássemos a aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e o Teste de Hipótese. Ao fazermos a comparação dos resultados vimos que os estudantes tiveram um aumento na compreensão das temática de Matemática Financeira, posto que os resultados um significativo aumento do percentual de acertos no pós-teste em relação ao pré-teste; já a análise das correlações comprovou que nenhum dos fatores socioeconômicos levantados teve influência direta nos resultados apresentados nos testes, deste fato foi possível verificar que o bom resultado do experimento, deveu-se sobretudo a metodologia utilizada e o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste foram, em termos estatísticos, melhores que aquelas apresentadas no pré-teste. Sendo assim, tais resultados mostraram que as aulas dos temas pertinentes à Matemática Financeira, mediadas pelo uso da calculadora, tendo como metodologia o uso da Resolução de Problemas e o Ensino via Atividades, apresentaram um resultado satisfatório, portanto explicitam a viabilidade da metodologia de ensino adotada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9473pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E APLICAÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais