AsisometriasnosazulejosdeBelém: umapropostadeensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBEZERRA, ALUZIMARA NOGUEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T23:47:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T23:47:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-30-
identificador: dc.identifier.otherAs isometrias nos azulejos de Belém: uma propostadeensinpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559510-
Resumo: dc.description.abstractEstapesquisafoidesenvolvidacomobjetivoevidenciarosindíciosdeaprendizagema partir da aplicação de uma sequência didática envolvendo os conteúdos relacionados às isometrias, em turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadualdaregiãometropolitanadeBelém.ParaissofoiutilizadoomodelodasUnidadesArticuláveisdeReconstruçãoConceitual(UARC)Cabral(2017)paraaelaboração dasequência didática,considerandoospressupostos daEngenhariaDidática. Paraa análisedodesenvolvimentodasequênciadidática,utilizaram-seasnoçõesdeAnálise Microgenéticanainvestigaçãodaconstruçãodoconhecimentoapartirdasinterações verbais Góes (2000) e a Análise do Discurso, segundo Mortimer e Scott (2002). Os resultados das análises sobre as abordagens comunicativas e os padrões interativos evidenciaramfortesindícios deaprendizagem,mostrandoque osalunos participaram ativamente da (re)estruturação de conceitos e ideias, buscando a identificação dos movimentos e o reconhecimento de propriedades dos assuntos explorados. Por fim, essas análises foram corroboradas pelos resultados quantitativos positivos da Intervenção Avaliativa Final.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36633pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria. Isometriaspt_BR
Título: dc.titleAsisometriasnosazulejosdeBelém: umapropostadeensinopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais