Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, ALUZIMARA NOGUEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-07T23:47:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-07T23:47:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | As isometrias nos azulejos de Belém: uma propostadeensin | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559510 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estapesquisafoidesenvolvidacomobjetivoevidenciarosindíciosdeaprendizagema partir da aplicação de uma sequência didática envolvendo os conteúdos relacionados às isometrias, em turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadualdaregiãometropolitanadeBelém.ParaissofoiutilizadoomodelodasUnidadesArticuláveisdeReconstruçãoConceitual(UARC)Cabral(2017)paraaelaboração dasequência didática,considerandoospressupostos daEngenhariaDidática. Paraa análisedodesenvolvimentodasequênciadidática,utilizaram-seasnoçõesdeAnálise Microgenéticanainvestigaçãodaconstruçãodoconhecimentoapartirdasinterações verbais Góes (2000) e a Análise do Discurso, segundo Mortimer e Scott (2002). Os resultados das análises sobre as abordagens comunicativas e os padrões interativos evidenciaramfortesindícios deaprendizagem,mostrandoque osalunos participaram ativamente da (re)estruturação de conceitos e ideias, buscando a identificação dos movimentos e o reconhecimento de propriedades dos assuntos explorados. Por fim, essas análises foram corroboradas pelos resultados quantitativos positivos da Intervenção Avaliativa Final. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36633 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria. Isometrias | pt_BR |
Título: dc.title | AsisometriasnosazulejosdeBelém: umapropostadeensino | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Aluzimara Nogueira Bezerra.pdf | 36,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559510/1/Aluzimara Nogueira Bezerra.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: