O Ensino da Função Exponencial por meio de atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENEZES, JOSÉ AUGUSTO FREITAS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T19:03:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T19:03:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Função Exponencial por meio de Atividadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559508-
Resumo: dc.description.abstractEste trabaho apresenta os resultados de uma pesquisa baseada na Engenharia Didática (Artigue 1996) como metodologia de pesquisa e teve como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática ao Ensino de Função Exponencial na educação básica por meio da ensino da matemática por atividades (Sá, 2009). Essa pesquisa se desenvolveu em quatro fases. As análises prévias, primeira fase, foi composta por uma revisão de estudos; um breve levantamento histórico; consulta a discentes belenenses e a docentes paraenses sobre o processo de ensino aprendizagem da função exponencial, sendo que revelaram, dentre outras informações, que os alunos consideraram “regulares” os conhecimentos acera de potenciação e problemas exponenciais bem como as funções exponenciais, ainda assim, obtiveram nota inferior a 1 numa escala de 0 a 10, indicando uma deficiência nos conhecimentos de base como propriedades da potências e funções exponenciais. A segunda etapa, concepção e análise a priori, teve como base as análises prévias e como resultado a proposta de uma sequência didática constituída de 5 atividades para abordar sobre o assunto funções exponenciais, 2 testes (pré-teste e pós-teste) e 12 atividades de aprofundamento. A terceira fase da pesquisa, a experimentação, teve a finalidade de aplicar a sequência didática elaborada e aconteceu em uma Escola Estadual do município de Belém do Pará, com 40 alunos do 1° ano do Ensino Médio, onde tivemos como um dos resultados a melhora dos desempenho dos alunos em relação a aprendizagem da função exponencial. A quarta fase da pesquisa, a análise a posteriori e validação, com o objetivo de analisar as informações geradas na experimentação, assim como comparar os resultados com as análises a priori, verificamos que a sequência didática teve validação positiva já que a maioria das atividades foram consideradas válidas e que houve um avanço de 55% em relação aos testes realizados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9749pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Exponencialpt_BR
Título: dc.titleO Ensino da Função Exponencial por meio de atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais