Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MENEZES, JOSÉ AUGUSTO FREITAS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-07T19:03:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-07T19:03:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Função Exponencial por meio de Atividade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559508 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabaho apresenta os resultados de uma pesquisa baseada na Engenharia Didática (Artigue 1996) como metodologia de pesquisa e teve como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática ao Ensino de Função Exponencial na educação básica por meio da ensino da matemática por atividades (Sá, 2009). Essa pesquisa se desenvolveu em quatro fases. As análises prévias, primeira fase, foi composta por uma revisão de estudos; um breve levantamento histórico; consulta a discentes belenenses e a docentes paraenses sobre o processo de ensino aprendizagem da função exponencial, sendo que revelaram, dentre outras informações, que os alunos consideraram “regulares” os conhecimentos acera de potenciação e problemas exponenciais bem como as funções exponenciais, ainda assim, obtiveram nota inferior a 1 numa escala de 0 a 10, indicando uma deficiência nos conhecimentos de base como propriedades da potências e funções exponenciais. A segunda etapa, concepção e análise a priori, teve como base as análises prévias e como resultado a proposta de uma sequência didática constituída de 5 atividades para abordar sobre o assunto funções exponenciais, 2 testes (pré-teste e pós-teste) e 12 atividades de aprofundamento. A terceira fase da pesquisa, a experimentação, teve a finalidade de aplicar a sequência didática elaborada e aconteceu em uma Escola Estadual do município de Belém do Pará, com 40 alunos do 1° ano do Ensino Médio, onde tivemos como um dos resultados a melhora dos desempenho dos alunos em relação a aprendizagem da função exponencial. A quarta fase da pesquisa, a análise a posteriori e validação, com o objetivo de analisar as informações geradas na experimentação, assim como comparar os resultados com as análises a priori, verificamos que a sequência didática teve validação positiva já que a maioria das atividades foram consideradas válidas e que houve um avanço de 55% em relação aos testes realizados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9749 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Exponencial | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino da Função Exponencial por meio de atividades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
José Augusto Freitas de Menezes.pdf | 9,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559508/1/José Augusto Freitas de Menezes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: