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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, IDENY ESPIRITO SANTO QUEIROS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-07T18:28:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-07T18:28:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Volume de Sólidos Geométricos por atividade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559506 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de uma sequencia didática, diferente da tradicional, para o ensino de cálculo de Volume, sobre a participação dos alunos de uma escola publica do ensino médio regular do Pará nas aulas de matemática e sobre o desempenho da resolução de questões envolvendo volume de sólidos geométricos. Para se alcançar tal finalidade optou-se pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual se desenvolveu em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, primeira etapa da pesquisa, composta pelos aspectos históricos do Ensino de Geometria Espacial; uma revisão de estudos sobre o tema; estudos diagnósticos; estudos experimentais; Fundamentação teórica; Fundamentação Matemática e consulta aos discentes. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta o Ensino de Matemática por atividades e uma Sequencia Didática envolvendo o cálculo de Volume de sólidos Geométricos. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, foi realizada em uma escola pública Estadual de Castanhal /PA com 30 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, foi destinada a análise dos resultados obtidos durante a experimentação; ao tratamento estatístico dos dados obtidos, por meio da comparação percentual dos resultados dos testes, análise dos tipos de erros ocorridos nos testes, do coeficiente de correlação linear de Pearson e do teste de hipótese. A validação dos resultados foi realizada pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Os resultados da comparação apontam para um aumento significativo nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou estatisticamente este aumento e nenhum dos fatores socioeconômicos interferiu nos resultados obtidos, constatando que a metodologia de ensino surtiu efeito, o que acarretou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo cálculo de volume de sólidos geométricos e suas unidades de medidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7090 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Volume | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Volume de Sólidos Geométricos por atividades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Ideny Espirito Santo Queiros Moraes.pdf | 7,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559506/1/Ideny Espirito Santo Queiros Moraes.pdfDownload |
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