O Ensino de Volume de Sólidos Geométricos por atividades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, IDENY ESPIRITO SANTO QUEIROS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T18:28:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T18:28:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Volume de Sólidos Geométricos por atividadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559506-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de uma sequencia didática, diferente da tradicional, para o ensino de cálculo de Volume, sobre a participação dos alunos de uma escola publica do ensino médio regular do Pará nas aulas de matemática e sobre o desempenho da resolução de questões envolvendo volume de sólidos geométricos. Para se alcançar tal finalidade optou-se pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual se desenvolveu em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, primeira etapa da pesquisa, composta pelos aspectos históricos do Ensino de Geometria Espacial; uma revisão de estudos sobre o tema; estudos diagnósticos; estudos experimentais; Fundamentação teórica; Fundamentação Matemática e consulta aos discentes. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta o Ensino de Matemática por atividades e uma Sequencia Didática envolvendo o cálculo de Volume de sólidos Geométricos. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, foi realizada em uma escola pública Estadual de Castanhal /PA com 30 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, foi destinada a análise dos resultados obtidos durante a experimentação; ao tratamento estatístico dos dados obtidos, por meio da comparação percentual dos resultados dos testes, análise dos tipos de erros ocorridos nos testes, do coeficiente de correlação linear de Pearson e do teste de hipótese. A validação dos resultados foi realizada pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Os resultados da comparação apontam para um aumento significativo nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou estatisticamente este aumento e nenhum dos fatores socioeconômicos interferiu nos resultados obtidos, constatando que a metodologia de ensino surtiu efeito, o que acarretou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo cálculo de volume de sólidos geométricos e suas unidades de medidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7090pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Volumept_BR
Título: dc.titleO Ensino de Volume de Sólidos Geométricos por atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais