O ensino de função afim por atividades: experiência em uma escola pública do Estado do Pará

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, DIEGO CUNHA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T18:03:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T18:03:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-05-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Função Afim por Atividadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559505-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo avaliar os efeitos que uma sequência didática tem sobre os discentes quando da resolução de questões relacionadas a função afim. A pesquisa foi orientada a partir da seguinte questão norteadora: quais os efeitos da aplicação de uma sequência didática, diferente do modelo tradicional, para a resolução de questões envolvendo função afim. Adotamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, estando as suas etapas descritas ao longo do trabalho. E como recursos de pesquisa: analise bibliográfica de outros trabalhos que versem de forma direta ou indireta sobre o tema em questão, aplicação de questionários e testes. A sequência didática elaborada neste trabalho ocorreu em seis encontros, e foi aplicada junto à 25 alunos de turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Belém. As analises a posteriori evidenciaram que a sequência de atividades elaboras aplicadas produziu resultados melhores para a compreensão da conceito de função afim; que os alunos obtiveram avanços progressivos dentro do processo de discussão dos conceitos e definições matemáticas trabalhadas; ao mesmo tempo de ter produzido uma maior participação dos alunos nas aulas. Diante desse exposto e dos resultados na comparação de desempenho no pré e pós-teste podemos concluir que o objetivo deste trabalho foi alcançado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4873pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Afimpt_BR
Título: dc.titleO ensino de função afim por atividades: experiência em uma escola pública do Estado do Parápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais