O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR ATIVIDADES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, DERICK DE CARVALHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T17:43:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T17:43:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-24-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR ATIVIDADESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559504-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma sequencia didática de atividades realizadas na disciplina de Matemática, em especial no assunto Analise Combinatória, em turmas do 2º ano de uma Escola Pública localizada no município de Belém, no estado do Pará. A sequência didática desenvolvida teve como principal objetivo desenvolver competências e habilidades para resolverem problemas de Análise Combinatória através de atividades e jogos, a fim de analisá-los estabelecendo uma comparação entre eles. A metodologia de pesquisa usada para este trabalho, foi a Engenharia Didática, que é dividida nas seguintes etapas: primeiro as Análises Prévias, onde consta a fundamentação teórica, seguida da concepção e análise a priori, que descreve os testes e uma sequência didática para o ensino de Análise Combinatória. A próxima etapa da pesquisa, foi a experimentação, que revela a produção das informações, com base nos resultados de uma consulta a 89 alunos, do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Belém/PA. E por fim, a análise a posteriori e validação, onde ocorreram as análises dos resultados, com comparações percentuais entre os resultados e análise dos erros ocorridos nos testes, aplicação do Coeficiente de Correlação Eta, para variáveis categóricas, do Teste de Hipótese, utilizando o Teste t para amostras pareadas. Todas essas análises e comparações validaram a pesquisa, já que o aumento no desempenho dos alunos entre o pré-teste e o pós-teste, foi estatisticamente significativo. Diante disso, constatou-se que as atividades e os jogos combinatórios, ambos contribuíram de forma significativa na compreensão dos conteúdos abordados, além de proporcionar um ensino aprendizagem mais dinâmico, divertido e significativopt_BR
Tamanho: dc.format.extent8631pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR ATIVIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais