Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CONCEIÇÃO, DERICK DE CARVALHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-07T17:43:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-07T17:43:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR ATIVIDADES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559504 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma sequencia didática de atividades realizadas na disciplina de Matemática, em especial no assunto Analise Combinatória, em turmas do 2º ano de uma Escola Pública localizada no município de Belém, no estado do Pará. A sequência didática desenvolvida teve como principal objetivo desenvolver competências e habilidades para resolverem problemas de Análise Combinatória através de atividades e jogos, a fim de analisá-los estabelecendo uma comparação entre eles. A metodologia de pesquisa usada para este trabalho, foi a Engenharia Didática, que é dividida nas seguintes etapas: primeiro as Análises Prévias, onde consta a fundamentação teórica, seguida da concepção e análise a priori, que descreve os testes e uma sequência didática para o ensino de Análise Combinatória. A próxima etapa da pesquisa, foi a experimentação, que revela a produção das informações, com base nos resultados de uma consulta a 89 alunos, do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Belém/PA. E por fim, a análise a posteriori e validação, onde ocorreram as análises dos resultados, com comparações percentuais entre os resultados e análise dos erros ocorridos nos testes, aplicação do Coeficiente de Correlação Eta, para variáveis categóricas, do Teste de Hipótese, utilizando o Teste t para amostras pareadas. Todas essas análises e comparações validaram a pesquisa, já que o aumento no desempenho dos alunos entre o pré-teste e o pós-teste, foi estatisticamente significativo. Diante disso, constatou-se que as atividades e os jogos combinatórios, ambos contribuíram de forma significativa na compreensão dos conteúdos abordados, além de proporcionar um ensino aprendizagem mais dinâmico, divertido e significativo | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8631 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática por atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Combinatória | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR ATIVIDADES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Derick de Carvalho Conceição.pdf | 8,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559504/1/Derick de Carvalho Conceição.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: