Ensino e Aprendizagem de Progressão Aritmética: uso e construção de aplicativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARRETO, SAUL RODRIGO DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T18:29:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T18:29:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
identificador: dc.identifier.otherEnsino e Aprendizagem de Progressão Aritmética: uso e construção de aplicativos.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559501-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho configura-se uma dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Consiste numa pesquisa-ação, quali-quantitativa-interpretativa, de natureza aplicada. Para sua efetivação, partimos da seguinte questão de pesquisa: “O ensino de Progressão Aritmética (P.A.) por meio do uso e construção de aplicativos promove a aprendizagem dos alunos?” A fim de respondermos a tal questionamento, elaboramos uma sequência didática (SD) com enfoque no ensino de P.A., a partir do uso e programação de aplicativos para dispositivos móveis. A aplicação da SD foi realizada em uma escola pública estadual localizada no município de Soure – PA, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do ensino médio. Assumimos como hipóteses: a) as atividades com o uso da programação de aplicativos, promovem aprendizagem, pois ao aprender a programar, os discentes desenvolvem estratégias de resolução de problemas de P.A.; b) os alunos manifestam maior motivação quando aprendem matemática por meio de tecnologias. Delineamos como objetivo geral: contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de progressões aritméticas por meio do uso e construção de aplicativos educacionais, bem como, refletir sobre a aprendizagem móvel na educação básica. Como objetivos específicos, definimos: a) possibilitar a professores e alunos um produto educacional inovador que auxilie no ensino e na aprendizagem de P.A.; b) promover a utilização de aplicativos educacionais em sala de aula; c) proporcionar aos discentes o uso de aplicações web; d) evidenciar e caracterizar a manifestação da aprendizagem discente demonstrada por alunos do 1º ano do ensino médio, na realização das atividades de uso e construção. Os dados coletados foram interpretados numa perspectiva qualitativa, fazendo uso da “Abordagem Instrumental” de Rabardel (1995) e da “teoria das representações semióticas” de Raymond Duval (2009). Foi realizada ainda, uma análise quantitativa entre o pré-teste e o pós-teste, com auxílio da técnica estatística: teste de hipótese. Os resultados obtidos apontaram êxito nas relações entre sujeito-objeto, sujeito-instrumento, instrumentoobjeto e sujeito-objeto mediado pelo instrumento nas atividades instrumentais. Evidenciamos também, a ocorrência da conversão de linguagens, nas respostas dos alunos, uma vez que a linguagem natural foi transposta para uma linguagem simbólica, por meio de representação algébrica. No que se refere ao pré-teste e pós-teste, o teste de hipótese revelou, com 95% de confiança, a evolução no desempenho das notas dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8189pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgramaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgressão Aritméticapt_BR
Título: dc.titleEnsino e Aprendizagem de Progressão Aritmética: uso e construção de aplicativospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais