Ensino de Medida de Área de figuras planas por meio de Atividades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO, ROSINALDO DA TRINDADE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T18:17:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T18:17:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-23-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Medida de Área de figuras planas por meio de Atividadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559500-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática, diferente da tradicional, para o ensino de área de figuras geométricas planas em uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Ananindeua, sobre a participação dos estudantes nas aulas de matemática, e no desempenho da resolução de questões envolvendo área. A fim de alcançar o objetivo proposto, desenvolvemos uma sequência de atividades mediadas por malhas quadriculadas. O lócus do experimento foi em uma escola da rede pública estadual localizada no município de Ananindeua no estado do Pará, e os sujeitos foram 21 alunos de uma turma do 8° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática. Os estudos prévios foram realizados a partir de uma revisão de trabalhos sobre o ensino de Área de Figuras Planas e da consulta com 100 estudantes para conhecer suas principais dificuldades sobre a temática em questão. A parte experimental deu-se, inicialmente, por um teste diagnóstico sobre o tema e um questionário socioeconômico. O resultado do teste nos mostra que os estudantes não sabiam resolver questões diretas ou problemas voltados para o cálculo de área de figuras planas. Considerando nossas análises prévias, construímos e aplicamos um conjunto de 13 (treze) atividades e 01 (um) jogo, baseando-nos na teoria das situações didáticas de Guy Brousseau. No momento da experimentação, os estudantes perceberam relações entre as atividades, desde a primeira com a construção do metro quadrado até a última, múltiplos do metro quadrado. Após o desenvolvimento da sequência didática, aplicamos um pós-teste, que confrontado com o pré-teste, nos mostrou, através da aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson, que as atividades propostas em nossa sequencia didática favorecem a redescoberta das fórmulas de área de figuras planas e as transformações de medidas, pelos estudantes e proporcionam um aprendizado mais eficaz deste conteúdo. Desta forma, a sequência didática proposta foi bem aceita pelos estudantes e contribuiu significativamente para o aprendizado de área de figuras planas, podendo ser considerada pelos professores como mais um instrumento metodológico a ser usado em sala de aula para o ensino de matemáticapt_BR
Tamanho: dc.format.extent6824pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁrea de Figuras Planaspt_BR
Título: dc.titleEnsino de Medida de Área de figuras planas por meio de Atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais