Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO, ROSINALDO DA TRINDADE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T18:17:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T18:17:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Medida de Área de figuras planas por meio de Atividade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática, diferente da tradicional, para o ensino de área de figuras geométricas planas em uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Ananindeua, sobre a participação dos estudantes nas aulas de matemática, e no desempenho da resolução de questões envolvendo área. A fim de alcançar o objetivo proposto, desenvolvemos uma sequência de atividades mediadas por malhas quadriculadas. O lócus do experimento foi em uma escola da rede pública estadual localizada no município de Ananindeua no estado do Pará, e os sujeitos foram 21 alunos de uma turma do 8° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática. Os estudos prévios foram realizados a partir de uma revisão de trabalhos sobre o ensino de Área de Figuras Planas e da consulta com 100 estudantes para conhecer suas principais dificuldades sobre a temática em questão. A parte experimental deu-se, inicialmente, por um teste diagnóstico sobre o tema e um questionário socioeconômico. O resultado do teste nos mostra que os estudantes não sabiam resolver questões diretas ou problemas voltados para o cálculo de área de figuras planas. Considerando nossas análises prévias, construímos e aplicamos um conjunto de 13 (treze) atividades e 01 (um) jogo, baseando-nos na teoria das situações didáticas de Guy Brousseau. No momento da experimentação, os estudantes perceberam relações entre as atividades, desde a primeira com a construção do metro quadrado até a última, múltiplos do metro quadrado. Após o desenvolvimento da sequência didática, aplicamos um pós-teste, que confrontado com o pré-teste, nos mostrou, através da aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson, que as atividades propostas em nossa sequencia didática favorecem a redescoberta das fórmulas de área de figuras planas e as transformações de medidas, pelos estudantes e proporcionam um aprendizado mais eficaz deste conteúdo. Desta forma, a sequência didática proposta foi bem aceita pelos estudantes e contribuiu significativamente para o aprendizado de área de figuras planas, podendo ser considerada pelos professores como mais um instrumento metodológico a ser usado em sala de aula para o ensino de matemática | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6824 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Área de Figuras Planas | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de Medida de Área de figuras planas por meio de Atividades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rosinaldo da Trindade Cardoso.pdf | 6,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559500/1/Rosinaldo da Trindade Cardoso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: