Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, MARCONNI AUGUSTO POCK DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T17:42:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T17:42:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática para o Ensino de Função Exponencial | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559498 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de função exponencial, resultante da aplicação de uma sequência didática envolvendo função exponencial, onde foram identificados e analisados os indícios de aprendizagem e a consolidação e aplicação dos conceitos matemáticos na resolução de problemas. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Michèle Artigue (1988), por meio das seguintes fases: Análises Preliminares; Concepção e Análise a Priori; Experimentação e Análise a Posteriori e Validação. Como aportes teóricos que nortearam e possibilitaram o desenvolvimento da pesquisa, elegemos os Materiais Didáticos Manipuláveis como recurso didático; o uso de Investigação Matemática em sala de aula; Sequência Didática na concepção de Zabala (1999); as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017) e pressupostos da teoria de Vygotsky. A fim de identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de função exponencial, foi efetuado levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao ensino do referido tema, análise de livros didáticos, além da opinião de 25 professores da Educação Básica e de 86 alunos egressos do 1° Ano do Ensino Médio. A partir da identificação dessas dificuldades, foi elaborado uma sequência didática composta por cinco UARC’s para trabalhar a função exponencial, tendo em vista minimizar as dificuldades apontadas na fase de Concepção e Análise a Priori. Foi utilizado Análise Microgenética e a Análise do Discurso das interações verbais entre professor e alunos para analisar os resultados da aplicação. Os resultados apontam que os alunos participantes do experimento manifestaram indícios de aprendizagens, registrados durante o processo, e passaram a ter um bom entendimento dos conceitos e propriedades referentes ao tema, além de um bom desempenho na realização das atividades, fatos que corroboram para a potencialidade da sequência didática ora proposta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8538 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Exponencial | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática para o Ensino de Função Exponencial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARCONNI AUGUSTO POCK DE OLIVEIRA-1.pdf | 8,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559498/1/MARCONNI AUGUSTO POCK DE OLIVEIRA-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: