Sequência Didática para o Ensino de Função Exponencial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, MARCONNI AUGUSTO POCK DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T17:42:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T17:42:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-31-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática para o Ensino de Função Exponencialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559498-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino de função exponencial, resultante da aplicação de uma sequência didática envolvendo função exponencial, onde foram identificados e analisados os indícios de aprendizagem e a consolidação e aplicação dos conceitos matemáticos na resolução de problemas. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Michèle Artigue (1988), por meio das seguintes fases: Análises Preliminares; Concepção e Análise a Priori; Experimentação e Análise a Posteriori e Validação. Como aportes teóricos que nortearam e possibilitaram o desenvolvimento da pesquisa, elegemos os Materiais Didáticos Manipuláveis como recurso didático; o uso de Investigação Matemática em sala de aula; Sequência Didática na concepção de Zabala (1999); as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017) e pressupostos da teoria de Vygotsky. A fim de identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de função exponencial, foi efetuado levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao ensino do referido tema, análise de livros didáticos, além da opinião de 25 professores da Educação Básica e de 86 alunos egressos do 1° Ano do Ensino Médio. A partir da identificação dessas dificuldades, foi elaborado uma sequência didática composta por cinco UARC’s para trabalhar a função exponencial, tendo em vista minimizar as dificuldades apontadas na fase de Concepção e Análise a Priori. Foi utilizado Análise Microgenética e a Análise do Discurso das interações verbais entre professor e alunos para analisar os resultados da aplicação. Os resultados apontam que os alunos participantes do experimento manifestaram indícios de aprendizagens, registrados durante o processo, e passaram a ter um bom entendimento dos conceitos e propriedades referentes ao tema, além de um bom desempenho na realização das atividades, fatos que corroboram para a potencialidade da sequência didática ora proposta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8538pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Exponencialpt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o Ensino de Função Exponencialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais