Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, LUIZ CARLOS SOARES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T17:09:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T17:09:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Relações Trigonométricas por Atividades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559496 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo, verificar como atividades elaboradas para o ensino das relações trigonométricas pode contribuir para a construção do conhecimento de alunos do 9º ano do ensino fundamental baseado no método da descoberta/redescoberta voltado ao processo de ensino aprendizagem da matemática. A metodologia utilizada consiste nos pressupostos da Engenharia Didática, dividida em sessões: a primeira, denominada Análise Prévias, traz os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino de Relações Trigonométricas, fundamentação matemática das Relações Trigonométricas, aspectos históricos da Trigonometria, e os resultados de um questionário aplicado junto a e 100 (cem) alunos do 1° ano do ensino médio da rede pública; na segunda sessão, Análise a Priori, contendo o ensino de matemática por jogos, o ensino de matemática por atividades e a produção de uma sequência didática para o ensino de Relações Trigonométricas, as atividades contidas na sequencia didática foram construídas, de acordo com o que presumimos como seriam as reações dos alunos no ato da aplicação do conjunto de atividades; a terceira sessão, corresponde a fase de Experimentação , onde foram utilizados ferramentas de coleta de análise durante os encontros que aconteceram em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada no bairro do Guamá em Belém do Pará, onde estava presente um professor auxiliar de posse de uma ficha de observação para cada sessão didática; e por fim, a quarta sessão, consiste nas Análises a Posteriori e Validação, onde utilizamos como ferramentas de análise: alfa de Cronbach, teste de hipótese e correlação estatística, para validar nossa sequência didática. E finalizamos, com nossas considerações, onde respondemos o seguinte questionamento: Como o ensino das Relações Trigonométricas por meio de atividades, pode possibilitar a aprendizagem significativa aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental? | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18161 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Trigonométricas | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Relações Trigonométricas por Atividades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luiz Carlos Soares da Silva.pdf | 18,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559496/1/Luiz Carlos Soares da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: