O Ensino de Relações Trigonométricas por Atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, LUIZ CARLOS SOARES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T17:09:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T17:09:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-28-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Relações Trigonométricas por Atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559496-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo, verificar como atividades elaboradas para o ensino das relações trigonométricas pode contribuir para a construção do conhecimento de alunos do 9º ano do ensino fundamental baseado no método da descoberta/redescoberta voltado ao processo de ensino aprendizagem da matemática. A metodologia utilizada consiste nos pressupostos da Engenharia Didática, dividida em sessões: a primeira, denominada Análise Prévias, traz os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino de Relações Trigonométricas, fundamentação matemática das Relações Trigonométricas, aspectos históricos da Trigonometria, e os resultados de um questionário aplicado junto a e 100 (cem) alunos do 1° ano do ensino médio da rede pública; na segunda sessão, Análise a Priori, contendo o ensino de matemática por jogos, o ensino de matemática por atividades e a produção de uma sequência didática para o ensino de Relações Trigonométricas, as atividades contidas na sequencia didática foram construídas, de acordo com o que presumimos como seriam as reações dos alunos no ato da aplicação do conjunto de atividades; a terceira sessão, corresponde a fase de Experimentação , onde foram utilizados ferramentas de coleta de análise durante os encontros que aconteceram em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada no bairro do Guamá em Belém do Pará, onde estava presente um professor auxiliar de posse de uma ficha de observação para cada sessão didática; e por fim, a quarta sessão, consiste nas Análises a Posteriori e Validação, onde utilizamos como ferramentas de análise: alfa de Cronbach, teste de hipótese e correlação estatística, para validar nossa sequência didática. E finalizamos, com nossas considerações, onde respondemos o seguinte questionamento: Como o ensino das Relações Trigonométricas por meio de atividades, pode possibilitar a aprendizagem significativa aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental?pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18161pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Trigonométricaspt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Relações Trigonométricas por Atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais