Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA JUNIOR, DEUSARINO OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T08:52:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T08:52:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelando a prática da pesca artesanal em Vigia de Nazaré – PA para o ensino de equação da reta | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559494 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar o impacto de uma sequência de atividades de Modelagem Matemática na construção do conhecimento relacionado à equação da reta, desenvolvida a partir do contexto da pesca artesanal praticada no município de Vigia de Nazaré – PA. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo etnográfica foi norteada pela seguinte questão de pesquisa: A utilização da Modelagem Matemática na pesca artesanal em Vigia de Nazaré – PA propicia uma melhor aprendizagem de equação da reta? A escolha da pesca artesanal como tema de nosso estudo justifica-se no resultado de uma pesquisa realizada com cem alunos de 1º ano de uma escola estadual do município, com o intuito de coletar suas opiniões sobre temas característicos da cidade que pudessem ser abordados em sala de aula para o ensino e aprendizagem de Matemática. A sequência didática elaborada era composta de duas atividades, subdivididas em cinco e oito questões, respectivamente, e foi aplicada a alunos egressos do 9º ano do Ensino fundamental II. Adotou-se a Engenharia Didática como metodologia de investigação e a Modelagem Matemática como estratégia de ensino na elaboração das atividades, constituindo-se no referencial teórico da pesquisa. Como técnicas de análise foram utilizadas a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e a Análise Microgenética. Os registros escritos produzidos pelos alunos durante a realização das atividades foram recolhidos e analisados à luz da Semiótica de Duval buscando-se evidenciar indícios de aprendizagem. Os áudios gravados com os alunos, com o intuito de registrar suas opiniões acerca das atividades desenvolvidas, foram analisados na perspectiva da Análise Microgenética, buscando-se evidenciar impactos de tais atividades no aprendizado e na percepção da realidade que os cerca. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que as atividades realizadas propiciaram a aprendizagem de conhecimentos relacionados à equação da reta e revelou indícios de desenvolvimento na capacidade dos alunos em perceber aspectos socioculturais e econômicos de sua realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6899 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesca Artesanal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equação da reta | pt_BR |
Título: dc.title | Modelando a prática da pesca artesanal em Vigia de Nazaré – PA para o ensino de equação da reta | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Deusarino Oliveira Almeida Junior.pdf | 6,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559494/1/Deusarino Oliveira Almeida Junior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: