Modelando a prática da pesca artesanal em Vigia de Nazaré – PA para o ensino de equação da reta

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA JUNIOR, DEUSARINO OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T08:52:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T08:52:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
identificador: dc.identifier.otherModelando a prática da pesca artesanal em Vigia de Nazaré – PA para o ensino de equação da retapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559494-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar o impacto de uma sequência de atividades de Modelagem Matemática na construção do conhecimento relacionado à equação da reta, desenvolvida a partir do contexto da pesca artesanal praticada no município de Vigia de Nazaré – PA. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo etnográfica foi norteada pela seguinte questão de pesquisa: A utilização da Modelagem Matemática na pesca artesanal em Vigia de Nazaré – PA propicia uma melhor aprendizagem de equação da reta? A escolha da pesca artesanal como tema de nosso estudo justifica-se no resultado de uma pesquisa realizada com cem alunos de 1º ano de uma escola estadual do município, com o intuito de coletar suas opiniões sobre temas característicos da cidade que pudessem ser abordados em sala de aula para o ensino e aprendizagem de Matemática. A sequência didática elaborada era composta de duas atividades, subdivididas em cinco e oito questões, respectivamente, e foi aplicada a alunos egressos do 9º ano do Ensino fundamental II. Adotou-se a Engenharia Didática como metodologia de investigação e a Modelagem Matemática como estratégia de ensino na elaboração das atividades, constituindo-se no referencial teórico da pesquisa. Como técnicas de análise foram utilizadas a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e a Análise Microgenética. Os registros escritos produzidos pelos alunos durante a realização das atividades foram recolhidos e analisados à luz da Semiótica de Duval buscando-se evidenciar indícios de aprendizagem. Os áudios gravados com os alunos, com o intuito de registrar suas opiniões acerca das atividades desenvolvidas, foram analisados na perspectiva da Análise Microgenética, buscando-se evidenciar impactos de tais atividades no aprendizado e na percepção da realidade que os cerca. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que as atividades realizadas propiciaram a aprendizagem de conhecimentos relacionados à equação da reta e revelou indícios de desenvolvimento na capacidade dos alunos em perceber aspectos socioculturais e econômicos de sua realidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6899pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesca Artesanalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquação da retapt_BR
Título: dc.titleModelando a prática da pesca artesanal em Vigia de Nazaré – PA para o ensino de equação da retapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais