O ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ROBÉRIO VALENTE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T22:43:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T22:43:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturaipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559493-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos de uma sequência didática, diferente da tradicional, têm sobre a participação nas aulas de matemática e no desempenho de resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais. Para se alcançar tal finalidade optou-se pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual se desenvolveu em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, primeira etapa da pesquisa, composta pelos aspectos históricos da resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais; uma revisão de estudos sobre o tema; a consulta a discentes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo; e da análise de livros didáticos de matemática no que se refere à abordagem desses tipos de problemas. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta a descrição de algumas tendências metodológicas para o ensino de matemática, os testes e uma sequência didática para o ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, foi realizada em uma escola pública municipal de Muaná/PA com 35 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, foi destinada a análise dos resultados obtidos durante a experimentação; ao tratamento estatístico dos dados obtidos, por meio da comparação percentual dos resultados dos teste, análise dos tipos de erros ocorridos nos testes, do coeficiente de correlação linear de Pearson e do teste de hipótese. A validação dos resultados foi realizada pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Os resultados da comparação apontam para um aumento significativo na notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou estatisticamente este aumento e nenhum dos fatores socioeconômicos interferiu nos resultados obtidos, constatando que a metodologia de ensino surtiu efeito, o que acarretou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de problemas envolvendo as quatro operações com números naturais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13334pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por meio de Problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProblemas envolvendo as Quatropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOperações Fundamentaipt_BR
Título: dc.titleO ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais