UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, MARCOS FABRÍCIO FERREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T22:11:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T22:11:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
identificador: dc.identifier.otherUma Sequência Didática para o ensino de semelhança de figuras planaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559492-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo avaliar as potencialidades de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de semelhança de figuras planas, de modo a favorecer construção do conhecimento de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental e contribuir para a melhoria do desempenho destes em relação a resolução de questões referentes ao tema. Utilizamos como metodologia nesta pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática por meio das seguintes etapas: Análises prévias; Concepção e Analise a priori; Experimentação e Análise a posteriori e Validação. Inicialmente identificamos dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de semelhança de figuras planas em pesquisas relacionadas, por meio da opinião de 60 professores da Educação Básica, e ainda a concepção de 100 alunos egressos do Ensino Fundamental. A identificação dessas dificuldades e a utilização dos pressupostos da Teoria das Situações Didática nos permitiram o desenvolvimento de um conjunto de atividades que compõem a sequência didática proposta. A aplicação da sequência didática foi realizada em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Vigia, interior do estado do Pará. Para analisar os resultados da aplicação, utilizamos a abordagem microgenética das interações verbais entre professor/pesquisador e alunos e ainda o desempenho dos alunos na resolução de questões, fazendo um comparativo do desempenho destes alunos com os alunos de uma turma de controle. Os resultados mostram que os alunos participantes do experimento apresentaram melhor compreensão das propriedades e dos conceitos referentes ao tema e ainda obtiveram desempenho muito superior aos alunos da turma de controle na resolução de questões, comprovando com isso, a eficácia da sequência didática propostapt_BR
Tamanho: dc.format.extent20532pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemelhança de Figuras Planaspt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais