Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, MARCOS FABRÍCIO FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-07T22:11:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-07T22:11:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma Sequência Didática para o ensino de semelhança de figuras planas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559492 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo avaliar as potencialidades de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de semelhança de figuras planas, de modo a favorecer construção do conhecimento de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental e contribuir para a melhoria do desempenho destes em relação a resolução de questões referentes ao tema. Utilizamos como metodologia nesta pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática por meio das seguintes etapas: Análises prévias; Concepção e Analise a priori; Experimentação e Análise a posteriori e Validação. Inicialmente identificamos dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de semelhança de figuras planas em pesquisas relacionadas, por meio da opinião de 60 professores da Educação Básica, e ainda a concepção de 100 alunos egressos do Ensino Fundamental. A identificação dessas dificuldades e a utilização dos pressupostos da Teoria das Situações Didática nos permitiram o desenvolvimento de um conjunto de atividades que compõem a sequência didática proposta. A aplicação da sequência didática foi realizada em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Vigia, interior do estado do Pará. Para analisar os resultados da aplicação, utilizamos a abordagem microgenética das interações verbais entre professor/pesquisador e alunos e ainda o desempenho dos alunos na resolução de questões, fazendo um comparativo do desempenho destes alunos com os alunos de uma turma de controle. Os resultados mostram que os alunos participantes do experimento apresentaram melhor compreensão das propriedades e dos conceitos referentes ao tema e ainda obtiveram desempenho muito superior aos alunos da turma de controle na resolução de questões, comprovando com isso, a eficácia da sequência didática proposta | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20532 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semelhança de Figuras Planas | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Marcos Fabricio Ferreira Pereira.pdf | 20,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559492/1/Marcos Fabricio Ferreira Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: