
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LOBATO JUNIOR, JOSÉ MARIA DOS SANTOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-07T19:37:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-07T19:37:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Razão e Proporção por Meio de Atividade | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559491 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino de Razão e Proporção, diferente das práticas usuais, aplicada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e orientada pela seguinte questão pesquisa: Quais as contribuições que uma sequência didática, estruturada nos moldes do Ensino por Atividades, podem trazer para minimizar as dificuldades no processo de Ensino/ Aprendizagem de Razão e Proporção? O referencial teórico adotado tem como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática que se desdobra nas seguintes etapas: Análises prévias; Concepção e Analise a priori; Experimentação e Análise a posteriori e Validação. Para a elaboração das atividades nos fundamentamos no Ensino por Atividades, além dos pressupostos de uma sequência didática proposta por Cabral (2017) e, para a análise dos dados coletados, usamos a Análise Microgenética. A partir das informações obtidas das análises prévias, por meio de uma revisão de estudos, da opinião de 65 discentes egressos do 7º ano do Ensino Fundamental e da consulta a 65 docentes de matemática da Educação Básica, identificamos algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de razão e proporção e elaboramos uma sequência didática com vinte e duas atividades para abordar os conteúdos. A experimentação foi aplicada em uma Escola municipal pública do município de Barcarena – PA com 25 alunos do 7º ano do nível fundamental. A análise dos resultados se deu por meio de uma abordagem microgenética coletadas a partir das interações entre professor e alunos, além do desempenho dos discentes na resolução de 10 questões contempladas em um teste final. Ao final do experimento, afirmamos que a sequência didática aplicada proporciona resultados favoráveis à aprendizagem dos alunos, pois após as atividades aplicadas, obtiveram um desempenho satisfatório na resolução de questões sobre os conteúdos em estudo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 17318 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividades | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Razão e Proporção | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| José Maria dos Santos Lobato Junior.pdf | 17,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559491/1/José Maria dos Santos Lobato Junior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: