O Ensino de Função Polinomial do 1º e 2º grau por construção de aplicativos: uma Análise Semiótica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINHEIRO, ANTÔNIO CLEYTON DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T17:05:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T17:05:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-02-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Função Polinomial do 1º e 2º grau por construção de aplicativospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559489-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve a intensão de responder a seguinte questão. A utilização de uma sequência didática que faz uso de construção de aplicativos, melhora o ensino e aprendizagem de funções polinomiais do 1º e 2º grau? Com o objetivo de analisar a construção de aplicativos, a partir da programação em bloco, no App Inventor, em uma sequência didática, para o entendimento e resolução de problemas envolvendo funções Polinomiais do 1º e 2º Grau. O lócus da pesquisa foi em uma escola pública no município de São João de Pirabas-Pa. Os sujeitos foram 40 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Os dados foram obtidos a partir de registros escritos e gravações de áudio para serem analisados segundo as teorias da análise microgenética e semiótica de Durval. A metodologia usada na confecção das atividades foi a Modelagem Matemática e a de pesquisa a Engenharia Didática. A sequência de atividade, antes de ser aplicada no Ensino Médio, foi avaliada por graduandos em matemática e com docentes da rede pública estadual para sua validação. A sequência didática proposta apresenta três atividades voltadas ao ensino de função polinomial do primeiro grau e três voltadas ao ensino de funções polinomiais do segundo grau. Com resultado da pesquisa observamos, a partir da aplicação da sequência didática, que os alunos se mostraram mais entusiasmados em aprender o assunto estudado, além de alcançarem o entendimento dos assuntos com mais rapidez, em um ambiente colaborativo e participativo, em que se viu avanço na autonomia desses, resultando em melhor desempenho nas resoluções das questões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10042pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunções Polinomiais do 1º grau.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunções Polinomiais do 2º grau.pt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Função Polinomial do 1º e 2º grau por construção de aplicativos: uma Análise Semióticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais