Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PINHEIRO, ANTÔNIO CLEYTON DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-07T17:05:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-07T17:05:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Função Polinomial do 1º e 2º grau por construção de aplicativos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559489 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve a intensão de responder a seguinte questão. A utilização de uma sequência didática que faz uso de construção de aplicativos, melhora o ensino e aprendizagem de funções polinomiais do 1º e 2º grau? Com o objetivo de analisar a construção de aplicativos, a partir da programação em bloco, no App Inventor, em uma sequência didática, para o entendimento e resolução de problemas envolvendo funções Polinomiais do 1º e 2º Grau. O lócus da pesquisa foi em uma escola pública no município de São João de Pirabas-Pa. Os sujeitos foram 40 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Os dados foram obtidos a partir de registros escritos e gravações de áudio para serem analisados segundo as teorias da análise microgenética e semiótica de Durval. A metodologia usada na confecção das atividades foi a Modelagem Matemática e a de pesquisa a Engenharia Didática. A sequência de atividade, antes de ser aplicada no Ensino Médio, foi avaliada por graduandos em matemática e com docentes da rede pública estadual para sua validação. A sequência didática proposta apresenta três atividades voltadas ao ensino de função polinomial do primeiro grau e três voltadas ao ensino de funções polinomiais do segundo grau. Com resultado da pesquisa observamos, a partir da aplicação da sequência didática, que os alunos se mostraram mais entusiasmados em aprender o assunto estudado, além de alcançarem o entendimento dos assuntos com mais rapidez, em um ambiente colaborativo e participativo, em que se viu avanço na autonomia desses, resultando em melhor desempenho nas resoluções das questões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10042 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Polinomiais do 1º grau. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Polinomiais do 2º grau. | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Função Polinomial do 1º e 2º grau por construção de aplicativos: uma Análise Semiótica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Antonio Cleyton da Silva Pinheiro.pdf | 10.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559489/1/Antonio Cleyton da Silva Pinheiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: