Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mirandola, Fabiane Mazanatti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-04T12:07:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-04T12:07:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | PTE_Fabiane_Mazanatti_Mirandola_PPGEN_UENP_26_09_19 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554372 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Produção Técnica Educacional (PTE) produzida pauta-se na construção de um blog com a finalidade de fomentar o ensino da Higienização das Mãos (HM), visando à utilização de Tecnologias Digitais (TD) como recurso pedagógico, podendo ser utilizado posteriormente por professores e ou interessados da área da Saúde. Por meio das atividades propostas no blog, tem-se o intuito de socializar os saberes sobre a HM, o que o torna estrategicamente um recurso importante para a formação dos profissionais da saúde. A utilização das TD nas práticas pedagógicas, quando aplicadas de maneira correta, podem favorecer o ensino da HM, estimular o interesse do aluno e proporcionar uma formação crítica. Gatti (2013) aponta que o professor precisa demonstrar interesse pelas novas tecnologias, aprender a questionar a sua própria prática e considerar os contextos diversificados em que acontece. Dessa forma, terá subsídios para fundamentar suas decisões, selecionar práticas adequadas para contextos e situações específicas, e se desenvolver cotidianamente. A mudança constante de conceitos e padrões nos meios sociais e tecnológicos que ocorrem no cotidiano da sociedade moderna traduz a necessidade dos professores em buscarem um aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas, para que o processo de ensino e de aprendizagem consiga acompanhar e fazer parte destas mudanças (MORAIS, 2014). Os blogs apresentam-se na forma de uma página na web, composta por pequenos parágrafos geralmente apresentados de forma cronológica como uma linha do tempo, um texto após o outro. Esses textos são chamados de post, os quais são escritos e postados somente pelo autor do blog ou por pessoas autorizadas. Os posts são companhados por data e horário de postagem, respeitando a ordem cronológica, e podem ser acessados por meio de um link na página da postagem. Sempre no final da página, o usuário pode fazer comentários, possíveis de serem lidos por todos que tiverem acesso. O blog tem por finalidade esclarecer um determinado conteúdo. Dessa forma, pode ser utilizado como um conjunto de práticas educativas que abarcam uma grande diversidade de abordagens. A grande diversidade desse recurso educacional é cada vez mais transversal aos diferentes níveis de ensino, o que possibilita a sua utilização no ensino desde os primeiros anos escolares até no Ensino Superior. Espera-se que a utilização do blog para o ensino de HM, por meio de uma sequência de atividades e outros recursos como vídeos, imagens e textos científicos, facilite o aprendizado dos alunos, considerando-se tratar de um procedimento asséptico, “[...] uma medida primária, reconhecida mundialmente no controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde” (BRASIL, 2017, p. 7). Partindo desse pressuposto, este PTE pretende contribuir para um ensino que propicie a formação de alunos mais reflexivos e conscientes em relação à importância desta temática, e para a diminuição e o controle das IRAS. Assim, estabeleceu-se como objetivo principal dessa pesquisa desenvolver um blog para fomentar o ensino de HM, sendo a população escolhida para a apresentação desse PTE, os alunos do Curso de Graduação em Odontologia de uma Universidade Pública do Estado do Paraná, Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.646 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional. Ensino. Tecnologias digitais educacionais. Blog. Higienização das mãos. | pt_BR |
Título: dc.title | BLOG PARA O ENSINO DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PTE_Fabiane_Mazanatti_Mirandola_PPGEN_UENP_26_09_19.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/554372/2/PTE_Fabiane_Mazanatti_Mirandola_PPGEN_UENP_26_09_19.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons